Nome dos materias de laboratorio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1_ INTRODUÇÃO

































2_ Relação de materiais utilizados em laboratório de química

2.1_ VIDRARIAS

2.1.1_Balão de fundo chato
É um balão de vidro de volume variável, utilizado em aquecimentos, refluxos, destilação e para a conservação de materiais. O balão de fundo chato destina-se a destilações químicas, seu uso ésemelhante ao balão de fundo redondo, porém mais apropriado aos aquecimentos sob refluxo e pode ser apoiado sob superfícies planas.

Figura 2.1.1_





2.1.2_ Erlenmeyer:
Balão de Erlenmeyer é um frasco em balão, usado como recipiente no laboratório, inventado pelo químico alemão Emil Erlenmeyer.Feito de material de vidro, plástico, policarbonato transparenteou polipropileno transparente, é ideal para armazenar e misturar produtos e soluções, cultivo de organismos e tecidos e predominantemente usado em titulações. Sua parede em forma de cone invertido evita que o líquido em seu interior espirre para fora. Apresentam variações de tamanhos de bocas, tampas de vidro esmerilhado e plástico e inclusive estrias em suas paredes para melhor homogeneização de soluções.Figura 2.1.2_






2.1.3_ Kitassato:
O balão Kitassato, balão Kitasato ou mais simplesmente Kitassato ou Kitasato é um tipo de vidraria de laboratório. É normalmente usado junto com o funil de Büchner em filtrações (sob sucção) a vácuo. É constituído de um vidro espesso e um orifício lateral. Uma das utilizações do kitasato seria para verificar a presença de umidade em gases. Ogás a ser filtrado é injetado dentro da câmara do Kitassato através de uma mangueira de teflon (a passagem superior deve ser fechada com uma rolha) e uma segunda mangueira é colocada na saída lateral do recipiente. Esta peça deve o seu nome a Shibasaburo Kitasato, bacteriologista japonês (1852-1931).

Figura 2.1.3_






2.1.4_ Balão volumétrico
O balão volumétrico ou balãograduado é um frasco utilizado para preparação e diluição de soluções com volumes precisos e pré-fixados. Possui um traço de aferição no gargalo. Este tipo de vidraria é usado na preparação de soluções que precisam ter concentrações definidas (concentração expressa em uma grandeza por unidade de volume). Os balões volumétricos pode ter volumes entre 5 mL e 10 L. Existem balões volumétricos feitosem vidro borossilicato e em polipropileno. Os balões volumétricos em polipropileno são bastante utilizados nos E.U.A e em alguns países europeus.

Figura







2.1.5_Balão volumétrico com saída lateral:


Figura





BALÃO DE FUNDO REDONDO:
É mais usado para o aquecimento de líquidos e reações com desprendimento de gases.

Figura




2.1.6_ Bastão ou baqueta:Bastão ou baqueta: é um bastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissoluções ou manter massas líquidas em constante movimento.

Figura



2.1.7_ Béquer:
Becker ou béquer (copo ou gobelé em Portugal) é um tipo de recipiente utilizado nos laboratórios de química. Há dois tipos de Becker, o Copo de Griffin ou Becker Forma Baixa e Copo de Berzelius ou Becker FormaAlta.
De modo muito grosseiro efetua-se medidas com o copo de Becker, pois a sua medida é muito imprecisa (normalmente com precisão variante em 5% do mercado). Os béckers são frascos T.C. (to contain) como o tubo de ensaio ou os erlenmeyers. Suas principais diferenças são:
1. Apresentar uma escala para medição aproximada;
2. Possuir base plana para uso autônomo;
3. Conterbico para transferência;
4. Ser provido de boca larga.
Seu uso é recomendado para experimentos e misturas. Feito de vidro pyrex refratário ou de polímeros como o polietileno ou o polipropileno, o bécker pode ser utilizado em uma ampla faixa de temperatura. O Béquer é usado para dissolver substâncias, efetuar reações e aquecer líquidos sobre tela de amianto.
Suas capacidades...
tracking img