nome deinstituição

745 palavras 3 páginas
NOME: UM VALOR IDEOLÓGICO
Tiza Mariene Ferreira da Silva
Dar nome a alguma pessoa ou coisa é muito importante pelo fato de que se não tivesse nomes não poderíamos identifica-los e se tornariam sem valor para a sociedade, da mesma forma é relevante para uma instituição escolar, que tenha um nome, num intuito de valorizar, identificar e facilitar. Quando se falam em dar nome a alguma coisa ou pessoa pensa se em algo bonito, que gostam muito, que sejam dignos, e tenham futuro, responsabilidade e sentido, muitas das vezes colocavam se nomes relacionando com o futuro de uma criança.
A escolha de um nome é importante, o nome será dado a algo ou alguém que se tem muito valor para quem ira prestar a homenagem, e foi nesse sentido que nosso ex-prefeito Paulo Roberto Cunha, homenageou sua querida e ilustre mãe dona Anázia Antônio Cunha que por sua vez tive seu nome lembrado, por causa da sua linda história de vida, a homenagem foi prestada a um CMEI (Centro de Educação Infantil).
Nomes de pessoas cultas, de pensadores, escritores, cientistas, professores, também são escolhidos para nomes de escolas, mas parece não serem os preferidos; contudo, são os mais adequados, por ser a escola a casa do saber, da cultura e do ensino (MENEGOLLA, 1991, p. 64).
Dona Anázia Antonio Cunha destacou-se na sociedade rioverdense por sua coragem, competência, carisma, afeto linda história de vida, natural de Uberlândia-MG, nascida no dia 03 de janeiro de 1917, filha de Miguel Antônio e Saida Antônio, que foram imigrantes libaneses, vinda de uma grande família, de cinco filhos, três homens e duas mulheres, era a terceira filha.
Perdeu a mãe quando tinha 13 anos, mudou para São Paulo com seus irmãos e aos 15 anos mudou para Rio Verde-Go, veio morar com o pai precisou cuidar de seus irmãos e não pode mais estudar, casou-se com Carlos Cunha, e viveram juntos por 55 anos, mostrando sempre disposição, afeto e carisma tornou-se uma pessoa marcante na sociedade rio-verdense.
Dona Anázia

Relacionados

  • teoria geral do estado
    19181 palavras | 77 páginas
  • Direito do trabalho prova oab parana
    77816 palavras | 312 páginas