Nnnnnnnaaaaaaa

401 palavras 2 páginas
Doenças causadas pelo sol

O câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofreram alterações e multiplicaram-se de maneira desordenada e normal dando origem a um novo tecido, a neoplasia. Entre as causas que predispõe ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do Sol. Outras causas possíveis incluem radiação ionizante, intoxicação por produtos do alcatrão (como por cigarro) e arsênicos e também por danos causados pela baixa imunidade

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos,etc.. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal.
É uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há séculos.

Pterígio / Pinguécula
O pterígio é um tecido carnoso que cresce sobre a córnea. Esta lesão pode manter-se pequena ou crescer até interferir com a visão. O pterígio se localiza com maior frequência sobre o ângulo nasal do olho, porém pode aparecer no ângulo externo.

Melasmas: são manchas no tom marrom, que é um transtorno cutâneo muito comum que pode aparecer em qualquer pessoa que se expõe muito ao sol durante o curso da vida, as mulheres são as mais afetadas, principalmente em mulheres grávidas, as que tomam contraceptivos orais e nas que necessitam de reposição hormonal. Os fatores genéticos e raciais também ajudam bastante no aparecimento dessas manchas.

Fitofotodermatoses: é uma inflamação da pele causada pelo contato com alguns vegetais ou frutas cítricas durante a exposição ocupacional ou recreativa á luz solar. Essa resposta inflamatória é uma reação fototóxica aos compostos químicos, fotossensibilizantes presentes em frutas cítricas e vegetais tais como: limão, tangerina, laranja, lima,

Relacionados