Nitratos e boratos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nitratos e Boratos

Nitratos

Os nitratos são estruturalmente similares aos carbonatos, com grupos planos triangulares (NO3)-, semelhantes ao grupo (CO3)-2 . Como C no grupo (CO3), a alta cargae polarização do íon N+5 liga os três oxigênios que lhe estão coordenados em um grupo bastante coeso onde a força de ligação entre o oxigênio e o nitrogênio é maior do que qualquer outra força deligação possível na estrutura. Por causa dessa força de ligação maior de N-O, se comparadp a C-O, os nitratos são menos decompostos por ácidos do que os carbonatos.
Existem 15 minerais na classe dosnitratos, mas são muito raros, com exceção da nitratina e do nitro.

* Nitratina (NaNO3):

Na nitratina grupos de (NO3)- se combinam na proporção de 1 para 1 com o Na+ monovalente em umacoordenação 6, formando uma estrutura anóloga a da calcita.
A nitratina e a calcita são isoestruturais, com a mesma cristalografia e clivagem. Por causa da menor carga catiônica a nitratina é menos dura (D 1-2)e se funde a temperaturas baixas. Também tem densidade relativa menor (d 2,29), devido ao peso atomico menor do sódio.
É solúvel em água e é encontrada somente em regiões áridas. A ocorrência maisnotavel é no norte do Chile, onde é usada como fonte de nitrogênio.

* Nitro ( Salitre) - (KNO3):

O nitro é isoestrutural com a aragonita, com cristalografia similar e geminaçõespseudo-hexagonais anólogas em {110}.
Funde-se facilmente e se dissolve em água.
O nitro é menos comum que a nitratina, mas tem sido recuperado do solo em vários países e é usado como fonte de nitrogênio parafertilizantes.

Boratos

No grupo dos boratos, complexos (BO3)-3 podem ser polimerizados na forma de cadeias, camadas ou grupos múltiplos isolados. Isso é possível por que o pequeno íon B+3 , quegeralmente está em coordenação com três oxigênios em um grupo triângular, tem força de ligação para cada oxigênio de v.e.=1, que é matade da energia de ligação do íon oxigênio. Isso permite que um...
tracking img