Analise critica do acolhimento huma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


________________________________________________________


FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS


SOLANGE GARCIA














ANÁLISE CRÍTICA: O ACOLHIMENTO NUM SERVIÇO DE SAÚDE ENTENDIDOCOMO UMA REDE DE CONVERSAÇÕES.









Dourados

2013

O acolhimento num serviço de saúde entendido como uma rede de conversações.
A presente análise tem o intuito de demonstrar que sãomuitas as dimensões com as quais o acolhimento num serviço de saúde estão comprometidos: prevenir, cuidar, proteger, tratar, recuperar, promover, enfim, produzir saúde.
O que diz respeito àintegralidade e apartação no campo da saúde a muita coisa fragmentada que é de fundamental importância se integradas para melhor funcionamento dos serviços oferecidos nas unidades de saúde. Podendo ser citadoa integração do programa jovens acolhedores que o próprio nome da diz os jovem em primeiro momento acolhe do paciente auxiliando na solução de seus problemas em uma primeiro contato com o serviço desaúde.
Em suma, o foco está claramente posto na relação trabalhador-usuário que se dá nos serviços, para a qual se dirigem os mais fortes desejos de integração. A integração é mais do que aconstrução de um vínculo/responsabilização é a capacidade de orientar a inclusão do usuário dentro do sistema de Saúde. Para desenvolver esse papel, o funcionário deverá conhecer bem a clientela e seusaspectos socioculturais, conhecer e atuar dentro dos princípios do serviço de saúde, e conhecer muito bem a instituição em que atua.
Ou seja, para uma boa integração é fundamental o visãobiopsicossocial, onde precisa de gestão, organização, retaguarda de profissionais com conhecimentos da área da Saúde e compreensão das dimensões humanas do adoecimento e das necessidades da populaçãoatendida, e acima de tudo, pessoas com legítimo interesse pelo bem uns dos outros, dispostas a conversar.
Esses diferentes enfoques correspondem a efetivos focos de “tensionamento” no plano das...
tracking img