Nietzsche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nietzsche encontrou em Apolineo e Dionisico a arte, e estão ligados ao mito grego de Apolo e Dionisio, pois o Deus apolo esta li para ele a cultura grega era conturbada e




Vou iniciar umrubrica que consiste em traduzir e fazer pequenos acrescentos ao resumo das obras de Nietzsche da Encyclopédie philosophique universelle (PUF). Creio que não haverá problemas de direitos de autorporque os textos que eu aqui ponho são já outros, pela tradução e os suplementos que coloco.

Faço isto para tornar mais acessível o meu amigo Nietzsche, para tentar também que os preconceitos habituaisde quem nunca o leu sejam mitigados.



O Nascimento da Tragédia (Die Geburt der Tragödie, 1972)

Nietzsche recuperou dos gregos a oposição entre Apolo e Dioniso: pai das artes plásticas oprimeiro, da arte musical o segundo. Estas divindades personificavam dois instintos que, antes de se exprimirem na arte, se manifestavam naturalmente no homem, um no sonho, outro na embriaguez. É oinstinto apolíneo, incarnado em Homero, que cria o mundo de sonho e de beleza dos deuses olímpicos. Este mundo não deve, no entanto, levar a acreditar num pretensa serenidade grega. Os gregos tinham, pelocontrário, uma perspectiva profundamente pessimista da existência, revelada pelos poemas pré-homéricos. Só puderam viver colocando diante deles um ecrã de imagens com a existência triunfante dosolímpicos. Esta criação pode ser interpretada de um ponto de vista metafísico. O Ser é o “Un original”, sofrimento e contradição. Ele tenta libertar-se do seu sofrimento pelo êxtase de uma visão, queconstitui a “aparência”. A aparência é antes de mais o mundo empírico, mas depois, criando-se uma aparência de uma aparência, o sonho surge para mitigar o sofrimento original.

A tragédia grega representaa união de duas forças, a apolínea e a dionisíaca. Na sua origem encontramos o coro dos sátiros, cantando um ditirambo em honra de Dioniso. Mergulhados na embriaguez dionisíaca, os coristas...
tracking img