nietzsche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Com o fim do século XIX, a filosofia mais uma vez chegou a um momento decisivo. A ciência, apoiada em teorias como a da evolução de Darwin, rejeitou a ideia do universo como criação deDeus. A filosofia moral e política concentrou-se no ser humano, com Karl Marx declarando que a religião “é o ópio do povo”.
Friedrich Nietzsche, seguindo os passos de Schopenhauer, acreditava que afilosofia ocidental, com suas raízes gregas e judaico-cristãs, estava mal preparada para explicar essa moderna visão de mundo.
Nietzsche é considerado um dos mais influentes filósofos da modernidade esuas idéias determinaram a agenda de grande parte da filosofia do século XX. Ele propôs uma abordagem radical para encontrar um significado na vida, que envolvesse rejeitar ou destruir valores etradições antigas.
“Deus está morto!”
Quando Nietzsche afirma que Deus está morto, ele não se refere ao Cristo morto na cruz, ou reivindica para si a qualidade de assassino de Deus. Pelo contrário, ofilósofo aponta o dedo para a humanidade e diz “Nós o matamos, vocês e eu! Somos nós os seus assassinos!” Além disso, Deus aqui, não significa apenas a divindade para o qual os religiosos rezam: ele é asoma de todos os valores ditos elevados que podemos ter.
Um dos objetivos centrais da filosofia de Nietzsche é o que ele chamou de “revaloração de todos os valores”, tentativa de questionar as maneirashabituais de pensar sobre a ética e sobre os sentidos e objetivos da vida. Nietzsche acreditava que, ao fazer isso, estava inaugurando uma “filosofia da alegria” – que, embora subverta tudo o quepensamos sobre o bem e o mal, procura afirmar a vida. Ele defendia que muitas das coisas que pensamos ser boas, são, na verdade, maneiras de limitar a vida.
Nietzsche chega a dizer que esses valoresmorais são invenções dos fracos, que inverteram o sentido de bom e virtuoso para favorecer o misticismo, o que nega o corpo em favor da alma, e que, portanto nega a vida.
Metafísica
Ramo da...
tracking img