Neuropsicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEUROPSICOLOGIA.

A neuropsicologia é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre océrebro e o comportamento humano, contudo praticamente dedica-se a investigar como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas da cognição humana, ou tal como denominado pelos primeiros estudos nesse campo, estuda as funções mentais superiores, deixando áreascomo agressividade, sexualidade para abordagens mais integrativas da fisiologia e biologia (neurobiologia, neurofisiologia, psicofisiologia, psicobiologia) ou melhor da neurociência. Entre as principais contribuições desse ramo do conhecimento estão os resultados de pesquisas científicas para elaborar intervenções em casos de lesão cerebral, quando se verifica o comprometimento da cognição e dealguns aspectos do comportamento (ver deficiência mental). Atribui-se ao psicólogo canadense Donald Olding Hebb (1904-1985) a cunhagem do termo neuropsicologia.

Índice  [esconder]  * 1 História da Neuropsicologia * 2 Avaliação neuropsicológica * 3 Reabilitação neuropsicológica * 4 Funções Executivas * 4.1 Lateralização dos hemisférios cerebrais * 4.2 Atenção * 4.3 Consciência* 4.4 Memória * 4.5 Linguagem * 5 Exemplos de testes de avaliação que podem ser usados no contexto da neuropsicologia * 6 O neuropsicólogo na legislação brasileira * 7 Referências * 8 Bibliografia complementar * 9 Ligações externas |
-------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------
História da Neuropsicologia

Phineas P. Gage, em daguerreótipo
Como área de interface, sua história confunde-se com a história da psicologia e a da medicina. Já eram conhecidos desde a antiguidade que pessoas que sofriam traumatismos cranianos, muitas vezes, passavam a ter alterações em suas funções mentais, tais como a linguagem, o pensamento e a memória, chegando mesmo a provocaralterações profundas e duradouras no seu comportamento (alterações de personalidade). Os papiros de Edwin Smith já descreviam dificuldades de linguagem. Os estudos mais recentes, de Franz Gall e Paul Broca, no século XIX, associavam regiões do cérebro como responsáveis por determinadas funções mentais; havendo algum dano, haveria algum tipo de sintomatologia[1].
Um caso histórico emblemático dasrelações entre lesão cerebral e a alteração das funções cognitivas foi o dePhineas P. Gage. Aos 25 anos de idade, era funcionário de construção de ferrovias da Rutland & Burlington. Um acidente com explosivos, que tinha tudo para tê-lo matado, lançou uma barra de ferro que atravessou seu crânio na região frontal, deixando-o cego do olho esquerdo, mas vivo. Sempre dedicado, bom trabalhador ecapaz, Gage teve severas alterações de comportamento após este acidente. Tornou-se displicente, arruaceiro e briguento, passando a ter um comportamento totalmente diferente. A literatura sugere que ele passou a ter estas alterações duradouras em seu comportamento devido às lesões, que alteraram o funcionamento do seu cérebro[2].
O caso de Gage é emblemático na neuropsicologia, pois mostra asrelações entre lesão cerebral e as funções cognitivas e motoras. A mudança do comportamento de Gage é atribuído à extensa lesão no lobo frontal, uma das regiões que regulam o controle dos impulsos. Lesões nesta área podem levar a um comportamento egoísta e anti-social.

-------------------------------------------------
Avaliação neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica consiste na utilizaçãode exame clínico, aliado a outras ferramentas diagnósticas (exames de neuroimagem, tais como tomografia computadorizada, ressonância magnética, SPECT), observação do comportamento, relatos da família do paciente e a instrumentos psicológicos, como inventários e outros testes. É um processo complexo, que precisa ser conduzido caso a caso, escolhendo as técnicas mais adequadas à situação real...
tracking img