Voluntariado inteligente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Programa
Voluntário Inteligente

INTRODUÇÃO

O voluntariado, constitui expressão do exercício de uma cidadania ativa e traduz-se numa relação solidária com o próximo, de forma livre, embora enquadrada numa entidade promotora, visando a resolução de problemas que afetam a sociedade em geral ou grupos sociais específicos. Enquanto prática concreta, pode tomar duas formas: voluntariado deDireção, que inclui os titulares dos órgãos das instituições sociais sem fins lucrativos; e voluntariado de Execução, onde se incluem tanto aqueles que exercem o apoio direto aos beneficiários destas instituições, como aqueles que apoiam, ainda que pontualmente, a dinamização das atividades ou o funcionamento das próprias organizações.
O trabalho voluntário no Brasil existe há cinco séculos.Pesquisadores indicam como início desta atividade a fundação da Santa Casa de Misericórdia em Santos, em 1.532.
Em nosso país, o trabalho voluntário abandona o amadorismo e busca a profissionalização para atingir um objetivo mais ambicioso: o lucro, na forma do maior número de cidadãos atingidos e, para isto as instituições contratam especialistas no mercado, e os voluntários passam a atuar de maneiramais técnica. Em complemento as empresas privadas já consideram como diferencial curricular a participação do pretendente ao emprego a sua participação em ações voluntárias.
Surgem cada vez mais as Centrais de Voluntariado, já tendo registrado cerca de 19, espalhadas pelo país em quatro áreas de atividades: Educação, saúde, cultura, recreação e assistência social. Atualmente as entidades fornecemcertificados de atuação como voluntário o que torna o trabalho mais atrativo e significativo, uma vez que tem-se a oportunidade de retorno do mesmo.
A definição de voluntariado, de acordo com legislação portuguesa (Lei n.º 71/98) considera como tal: “Ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas deintervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidas sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas”.
Para Leite (XXXX) “É uma espécie de trabalhador subordinado que, com tal ânimo, de forma não eventual e mediante remuneração, coloca pessoalmente a sua força de trabalho à disposição de outra pessoa física ou jurídica, em decorrência de um contrato de trabalho”.
Paraa Organização das Nações Unidas: “O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos.”
Segundo a Associação Internacional de esforços Voluntários -International Association for Volunteer Efforts - IAVE:“Trata-se de um serviço comprometido com a sociedade e alicerçado na liberdade de escolha. O voluntário promove um mundo melhor e torna-se um valor para todas as sociedades”.
Conforme a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança: “O voluntário, como ator social e agente de transformação, presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e seus conhecimentos, realiza um trabalhogerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto as necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como à s suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político ou emocional”.
Define o Programa Voluntários, do Conselho da Comunidade Solidária: “O voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade,doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário”.

Direitos do Voluntário

• Desempenhar uma tarefa que o valorize e seja um desafio para ampliar e desenvolver habilidades;
• Receber apoio no trabalho que desempenha (capacitação, supervisão, e avaliação técnica);
• Ter a possibilidade da integração como...
tracking img