Neurolinguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ


VALDEMIR FERNANDES
GISLENE SANTIAGO MERLI





ANA PAULA PERON


APANHADO DO TEXTO LETRAS, LINGUAGEM E NEUROCIÊNCIA: UM PANORAMA EVOLUTIVO DANEUROLINGÜÍSTICA.






APUCARANA 19 DE NOVEMBRO DE 2014
Neurolinguística estuda as relações entre cérebro e linguagem com ênfase nas patologias cerebrais, numa ótica investigativa que pretenderelacionar determinadas estruturas do cérebro com distúrbios ou aspectos específicos da linguagem.
A afasia é um distúrbio na formulação e compreensão da linguagem. Uma deterioração da função dalinguagem, depois de ter sido adquirida de maneira normal e não causada por dificuldade intelectual.
A afasia é considerada como um distúrbio que se caracteriza por alterações de processos linguísticos designificação de origem articulatória e discursiva (nesta incluídos aspectos gramaticais), produzidas por lesão focal adquirida no sistema nervoso central. A afasia é classificada em duas partes anão fluentes – anteriores – motoras e fluentes – posteriores – sensoriais.
A afasia expressiva e motora esta relacionada à incapacidade de traduzir conceitos falados em sons significativos.
A afasiareceptiva ou sensorial esta associada a lesões na área posterior da linguagem no hemisfério dominante.
Os outros distúrbios de linguagem que resultam de lesões do lado esquerdo do cérebro permitiramdiversas classificações de afasias.
No século XX ao executar o estudo linguístico da afasia, este estudo voltou-se para a sintaxe, que particularmente às regularidades e regar de boa formação esentenças, e para a semântica, visando ás representações lógico-formais das sentenças, ficando Dora, assim, a fala em seu contexto fonético-fonológico.
Neurolingüística é a ciência que estuda aelaboração cerebral da linguagem. Ocupa-se com o estudo dos mecanismos do cérebro humano que suportam a compreensão, produção e conhecimento abstrato da língua, seja ela falada ou escrita.
Quanto à...
tracking img