conecietos basicos em alimentos

617 palavras 3 páginas
CONCEITOS BÁSICOS EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Nutrição: “É o conjunto de processos por meio dos quais o organismo vivo recolhe e transporta substâncias sólidas e líquidas exteriores de que precisa par sua manutenção, desenvolvimento orgânico normal e produção de energia”. Compreende três fases:

• Alimentação ou aporte de alimentos: compreende desde o momento em que se escolhe o alimento até sua absorção pelas vilosidades intestinais;
• Metabolismo: inicia a partir da absorção do nutriente até em que o organismo o utiliza como: fonte de energia, construção de tecidos, depósito de reserva, etc;
• Excreção: compreende a eliminação de parte do material utilizado e do material não utilizado (através do tubo digestório, rins, pele, pulmão).

Alimentação: “É o processo voluntário e consciente pelo qual o organismo obtém produtos para seu consumo”.

Alimento: São substâncias que introduzidas no organismo, por via enteral ou parenteral, preenchem uma função de nutrição. Estão constituídos de nutrientes. A biodisponibilidade de alimentos e nutrientes varia de acordo com fatores ecológicos, econômicos, culturais, sociais e orgânicos.

Alimentos básicos: considerados como base para uma alimentação nutritiva.

Alimentos enriquecidos e alimentos fortificados: alimentos aos quais foram adicionados nutrientes.

Alimentos funcionais: grupo de alimentos que possuem nutrientes ou não capaz de oferecer proteção contra algumas doenças.

Alimentos orgânicos: alimento cultivado sem pesticida ou fertilizante.

Alimentos étnicos: associados a subgrupos culturais particulares dentro de uma população.

Fast-foods: alimentos de restaurantes que estão disponíveis em minutos, logo após o consumidor fazer seu pedido.

Nutriente: São substâncias que integram os alimentos (seis categorias: 1-carboidrato, 2-proteína, 3-lipídio, 4-vitaminas, 5-minerais, 6-água) que desempenham no organismo as funções energéticas, construtoras, reguladoras.

Nutrientes energéticos:

Relacionados