Neuroglia - relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neuroglia.
A Neuroglia também conhecida como Glia, forma boa parte do volume do SNC, porem, também compõe o SNP, apesar de menores as células da neuroglia tem função ativa tão intensa quando a de umneurônio atuando de diversas formas para auxiliar em nosso sistema nervoso, em suas características podemos observar que não possuem potencial de ação e se multiplicam, distribuindo-se pelo sistemanervoso maduro.

Dentre as principais células da Neuroglia, temos 2 grupos na qual atuam separadamente no SNP e SNC.

Neuroglias do SNC:

➢ Astrócitos: Suportam e Neurônios e os isolam noSNC de varias substâncias prejudiciais, através de uma barreira hematoencefálica, secretam substancias para controlar a interconexão dentre neurônios e manter um ambiente químico adequado.

➢Oligodendrócitos: Menores que os Astrócitos, e não tão funcional quanto, tem como principal foco criar a bainha de mielina nos axônios.

➢ Micróglia: Estas pequenas células emitem inúmerasprojeções espinhosas tem uma função especifica de fagocitar fragmentos celulares de tecido nervoso danificado e micróbios.

➢ Células Epindimárias: Disposta em forma colunares, revestem osventrículos cerebrais e o canal central da medula espinhal, para fins de monitorar e auxiliar na circulação de liquido cerebrospinal.

Neuroglias do SNP:

➢ Células de Schwann: Assim como osOligodendrócitos, as Schwann também formarão uma bainha de mielina nos axônios do SNP e auxiliar na regeneração dos mesmos.

➢ Células Satélite: Essas células são planas e envolvem os neurôniosdos gânglios, para regular a troca de substancias entre corpos das células neurais e o líquido intersticial.

Conclusão a questão deferida:

No caso de uma lesão a uma célula da neuroglia comoOligodendrócitos que formam a bainha de mielina, o efeito sobre a falta da bainha pode gerar distúrbios como esclerose múltipla ou doença de Tay-Sachs, provocando também deterioração dos nervos...
tracking img