Neurociencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPOSTAS PARA O ROTEIRO DE ESTUDOS – Nocicepção (sensibilidade para a dor)

1. Quais são os receptores responsáveis pela sensibilidade dolorosa?
R: receptores para a dor são denominados de nociceptores sendo em sua grande maioria, receptores inespecíficos, isto é, respondem à estímulos lesivos de diversas naturezas: calor ou frio excessivos, lesão mecânica ou por produto químico, corte ouespetada na pele, acúmulo de substancias tóxicas, ácido ou substancias inflamatórias.
Esses receptores encontram-se na extremidade de fibras nervosas sensitivas de dor – sãos as terminações nervosas livres (desprovidas de bainha de mielina e muito enoveladas, apresentando algumas varicosidades onde se encontram neurotransmissores).

2. Descreva como são gerados os potenciais de ação na vianociceptiva citando o papel dos neurotransmissores periféricos da dor..
R: os potenciais de ação são disparados nas fibras dolorosas quando o seu limiar for alcançado. Para isso diversas substancias químicas produzidas, liberadas ou trazidas para o local da lesão participam mediando a excitação nervosa. São chamados de neurotransmissores periféricos da dor embora não sejam verdadeiramenteneurotransmissores. São exemplos de substancias que vão causar dor por este mecanismo: íons potássio, cálcio e hidrogênio, ácidos, histamina, prostaglandinas, serotonina, substancia P, bradicinina, cininas, adenosina.
Essas substâncias químicas tem a propriedade de disparar o impulso nervoso nas fibras nociceptivas do tipo C (amielínicas) e nas fibras mielinizadas (Adelta) inespecíficas e também, como estãoassociadas à inflamação que ocorre durante o processo de cicatrização ou resolução da dor, geram um ESTADO DE HIPERALGESIA no local onde elas se acumulam. Nessa situação, a dor é mantida (prolongamento da dor) na área lesada e pode ser desencadeada por estímulos leves como o toque – isto é a hiperalgesia ou seja exagero da dor. Essas substancias descarregadas durante disparos do sistema nervososimpático (ansiedade, estresse leve e moderado, síndrome simpática) pode ser a causa da DOR SEM LESÃO ou dor psicogênica.

3. Os receptores de dor são estímulo-específicos? Explique.
R: a maioria são do tipo inespecíficos mas existem alguns estímulo-específicos. Saão exemplos deles: receptores de frio-dor e de calor-dor e alguns mecanorreceptores. Estes causam sensações dolorosas claramentediferentes de outras.

4. Discuta o papel da dor no organismo vivo. Cite diferentes níveis de integração...
R: A dor é essencial para proteção da integridade do organismo contra lesões, permitindo evitar ou afastar o corpo de qualquer coisa que causa ferimentos. Pessoas que nascem sem o sentido da dor (analgesia congênita) sofrem graves lesões corporais e morrem jovens.
Respostas para a dor: podem serinconscientes ou automáticas como o reflexo de retirada ou de afastamento, a emissão de expressão facial típica de sofrimento, e a vocalização – gritos, grunhidos, etc. além das reações vegetativas típicas: taquicardia, aceleração da respiração, tensão muscular originadas no tronco cerebral e diencéfalo. No sistema límbico origina-se a reação emocional da dor: carga afetiva da dor, sensaçãodesagradável de punição, sofrimento, choro, lamentação, depressão ou reação de agressividade. No córtex cerebral a dor se torna consciente e pode originar pensamentos voltados para a forma de alivia-la, a busca de ajuda se necessário.

5. Explique por que a sensação dolorosa de origem somática é tão diferente da sensação de dor visceral.
R: Dor somática – pode ser de dois tipos – dor superficial oucutânea (da pele) e dor profunda (dos músculos, articulações, ossos, tendões, ligamentos, meninges). Essa dor é bem localizada, em pontada ou aguda. Permite avaliação consciente de sua intensidade, do local do corpo afetado, da duração da dor, e até mesmo diferenciação de padrões da dor: queimadura do frio, queimadura do calor, espetada, esmagamento, escoriação, corte, etc.
Dor visceral –...
tracking img