Neurociencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise e Comparação
Com base em pesquisas feitas através de vários sites, conclui-se que um artigo científico nada mais é do que, um artigo que foi retirado de uma revista cientifica e que contém idéias e informações claras e consistentes.
Esta é a idéia que se obtêm quando lemos o texto:
- Estimulação Magnética Transcraniana na Depressão: resultados obtidos com duas aplicações semanaisEstes artigos também possuem uma linguagem um tanto avançada e com muitas complexidades.
As estruturas destes artigos podem ser diferentes dependendo de onde for publicado.
“Para efeito de estudo considera-se como didático a estrutura proposta por Miranda e Gusmão (1997), que propõe:

‘’ Introdução/ Métodos/ Resultados/ Discussão/ Conclusão/ Referências bibliográficas”
Entretanto, umadivulgação cientifica nada mais é do que um relato atualizado obtido através de assuntos ou pesquisas que interessam ao publico alvo, seja através de livros didáticos, revistas ou jornais. São divulgados por qualquer pessoa, com uma linguagem totalmente comum e compreendida por todos.
Esta é a idéia que se obtêm quando lemos os textos:
- Comunicação entre as células nervosas: Cardoso, Silvia Helena,Cérebro e Mente.
- Contra o Tempo: Guimarães, Maria, Editora Impressa 145 – Março 2008

Resumo Dos Textos Lidos
Texto 1
Texto simples, linguagem comum (sentido de qualquer pessoa entender), pode se considerar também um material didático, pois contém informações, muito importantes e básicas para pessoas que buscam se profissionalizar na área de saúde (humanas), informações essas que podem nosajudar a entender como funciona algumas reações de nosso corpo, e como estas reações são interpretadas pelas células nervosas.
Por exemplo, uma queimadura.
O sujeito era obter uma sensação seguida de percepção que indicará o ocorrido, indo mais fundo, o corpo irá obter um impulso nervoso onde será codificado para uma região cerebral não exatamente especificada, que atinge a membrana do neurônio,gerando uma cadeia de informações neurais.
Esta cadeia é constituída da seguinte maneira:
- Os neurônios que são formados por axônios e dentritos, captam o impulso de ‘’eletricidade’’, esta por sua vez passa por dentro do axônio como um neurotransmissor até chegar ao dentrito (axo- dentritica) ou no corpo celular (axo-somatica), ou ainda também em outro axônio (axo-axonico) e com isso ocorre àdespolarização e a informação é obtida, isso ocorre diversas vezes com diversos neurônios até a informação chegar ao neurônio responsável pela reação.

Texto 4
O texto fala a respeito da proteína beta amilóide que pode causar a morte celular de uma pessoa que possuir o mal de Alzheimer.
Estudos dizem que, em alguns casos, elas morrem com a doença por não possuírem placas no cérebro, já emoutras, ocorre da pessoa possuir essas placas, mas não desenvolver a doença.
È um texto informativo, e bem explicativo, embora os cientistas continuem aprofundando seus conhecimentos no caso, procurando maneiras de conter o mal de Alzheimer, sem deixar que sintomas se manifestem, e de como essas proteínas poderiam interferir na bioquímica das células, causando a morte delas.
Reforçaram também, a idéiade que essa proteína seria essencial para a retenção da memória, pois quanto mais essa proteína da memória se reproduzia, mas elas protegeriam as células do cerebelo; e quanto mais a pessoa perdia proteína mais fácil seria dela adquirir a doença de Alzheimer.
Enfim, o grupo de cientistas mostrou através de seu artigo publicado informações de outra proteína ‘’WNT’’ que preveniria a formação deplacas da beta amilóide que quanto mais abundante estivesse mais fácil seria o aparecimento do câncer.
A partir da idéia e estudos desses grupos, foi possível entender como a população mais velha consegue por vezes, adquirir uma boa saúde, desde a sua infância para evitar a degeneração do cérebro e o aparecimento do Alzheimer.

Texto 5
Texto bastante complexo, de difícil entendimento....
tracking img