Neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 Neoliberalismo

Surgiu através da escola monetarista do economista Milton Friedman, na década de 70, surgiu como uma solução para a crise que atingiu o mundo em 1973, provocada pelo aumento dopreço exessivo do petróleo.
Conjunto de idéias políticas e economicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia. Para os neoliberais deve-se haver total liberdade decomércio, pois isso garante um princípio economico e o crescimento social do país.
Segundo os neoliberais a produção de mercadorias deve ser maximizada tanto o quanto for possível, de forma que a sociedadepossa comprar e vender em condições de competitividade.
Algumas características do Neoliberalismo:
 Mínima participação do Estado na economia de um país;
 O governo interfere bem pouco no mercadode trabalho;
 Adoção de medidas contra o protecionismo economico;
 Livre circulação de capitais internacionais;
 Abertura da economia para a entrada de multinassionais;
 Posição contráriaa impostos e tributos excessivos;
 A base da economia deve ser formada por empresas privadas;
 Defesa dos principios economicos do capitalismo;

3 Princípios Básicos

Filosofia → para osneoliberais os homens não nascem iguais, então uma tentativa de exterminar a desigualdade, é um ataque contra a própria natureza das coisas. A desigualdade é um estimulante que faz com que os maistalentosos apareçam, ajudando no progresso da sociedade.
Exclusão e Pobreza → inspirados no darwinismo, que concluem que somente os fortes sobrevivem e cabe aos mais fracos conformarem-se com a exclusãonatural. Esses devem ser atendidos por caridades feitas por associações e instituições privadas, que ameniza a vida dos pobres.
Os ricos → deles é que saem as iniciativas de investimentos lucrativos.Irrigam com seus capitais a sociedade inteira, assegurando sua prosperidade.
Crise → ocorre devido as demandas excessivas feitas pelos sindicatos operário para pressionar o estado. Com isso...
tracking img