Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CEUNSP – CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÂO

TRABALHO SISTEMAS OPERACIONAIS
Introdução ao sistema operacional Android.

Profº:
José Luis Pagotto

Aluno:Gustavo Morelli Cortijo

ITU-SP
Introdução

A OHA (Open Handset Alliance ou Aliança para o celular aberto) foi criada com a intenção de padronizar uma plataforma de código aberto e livre para celulares, justamente para atender a todas as expectativas e tendências do mercado [Lech09].

Quase metade da população mundial possui um aparelho celulare buscam nele não apenas realizar ligações, mas diversos recursos como câmera, gravador de voz e vídeo, jogos, acesso a internet entre outras funcionalidades. Alem dos usuários comuns, as empresas que buscam agilidade, obviamente visando o lucro, estão utilizando aplicativos móveis nas suas funções diárias.

O Android, resultado da união de 47 empresas de tecnologia e mobilidade sobre aliderança da Google oferece um conjunto completo de software: um sistema operacional, middleware (que intermedeia a comunicação entre diferentes aplicativos e distintos protocolos) e vários aplicativos que visam satisfazer aos usuários com um navegador para internet, integração com o GoogleMaps, GPS, banco de dados integrado, entre outros, aos fabricantes, pois sendo o Android uma plataforma consolidada,livre e de código aberto diminui os custos no desenvolvimento de aparelhos, e aos desenvolvedores que tem a disposição uma plataforma de desenvolvimento robusta que utiliza Java como linguagem, e oferece um SDK com emulador para teste.

O que é a Tecnologia Android?

Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux, embora por enquanto seja ainda desenvolvido numa estruturaexterna ao núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google. Existem atualmente mais de 100 mil aplicaçõesdisponíveis para Android. O sistema operativo Android consiste em 12 milhões de linhas de código, incluindo 3 milhões em XML, 2.8 milhões de linhas de C, 2.1 milhões de linhas de código Java e 1.75 milhões de linhas de código em C++.
Em julho de 2005 a Google adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto, California, USA. No tempo da Google conduzido por Andy Rubin, foi desenvolvidauma plataforma de telefone móvel baseado em um Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.
Mais especulações que o Google estava entrando no mercado de telefones móveis surgiram em Dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal O Google está disposto a entrar no mercado de buscas e aplicações para telefones móveis etrabalha duro para isso. A imprensa reporta rumores de um telefone desenvolvido pelo Google. Atualmente é desenvolvido em parceria com a empresa de Software, Sun corp.
O primeiro telefone comercialmente disponível a rodar o sistema operativo Android foi o HTC Dream, lançado a 22 de outubro de 2008.
A 27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipa do Androidapós a compra da Palm pela HP.
O primeiro tablet comercialmente disponível a rodar o sistema operativo Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado a 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.

Características

Com o lançamento do SDK, características e especificações para o Android são facilmente distribuídas.

Handset layouts
A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores,...
tracking img