Nene

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Distribuição
O sistema de distribuição de energia elétrica no Brasil, regulado por regras dispostas em resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as quais se orientam pelas diretrizes estabelecidas nas leis aprovadas pelo congresso nacional e nos decretos estabelecidos pelo Executivo Federal, é operado por 63 concessionárias, entre as quais nove estão no Norte, 11 no Nordeste,cinco no Centro-Oeste, 21 no Sudeste e 17 no Sul do País. Essas distribuidoras são agrupadas por critérios regionais e número de consumidores.
Antes da privatização do setor, no início da década de 2000, as empresas eram verticalizadas e não havia separação dos negócios da cadeia produtiva (geração, transmissão e distribuição). Hoje, independentes, as distribuidoras são o elo entre o setor deenergia elétrica e a sociedade, visto que suas instalações recebem das companhias de transmissão a maior parte do suprimento destinado ao abastecimento no País.
O documento denominado Procedimentos de Distribuição (Prodist) dispõe disciplinas, condições, responsabilidades e penalidades relativas à conexão, planejamento da expansão, operação e medição da energia elétrica. Estabelece ainda critérios eindicadores de qualidade para consumidores e produtores, distribuidores e agentes importadores e exportadores de energia.

De acordo com dados do Boletim de Monitoramento da SEE (julho/2011), o Brasil conta com mais de 69 milhões de Unidades Consumidoras (UC). São chamadas UCs o conjunto de instalações e equipamentos elétricos caracterizados pelo recebimento de energia elétrica em um só ponto deentrega, com medição individualizada e correspondente a um único consumidor. Do total de UCs espalhadas no território nacional, 85% são residenciais.
A conexão e o atendimento ao consumidor do ambiente regulado, são realizados pelas distribuidoras de energia. Além delas, as cooperativas de eletrificação rural, entidades de pequeno porte, distribuem energia elétrica exclusivamente para osassociados.
A energia distribuída é a energia efetivamente entregue aos consumidores conectados à rede elétrica de uma determinada empresa de distribuição. Essa rede pode ser aérea, suportada por postes, ou por dutos subterrâneos com cabos ou fios. Do total da energia distribuída, o setor privado é responsável por 67% dela. Os sistemas de distribuição de energia elétrica no Brasil incluem todas as redese linhas que operam em tensão inferior a 230 kV (quilovolts), seja em baixa tensão (BT), média tensão (MT) ou alta tensão (AT).
A Aneel procura incentivar a melhoria da prestação dos serviços de energia elétrica a partir da visão e satisfação do consumidor residencial, concedendo às concessionárias melhor avaliadas por seus consumidores, todos os anos, desde 2002, o Prêmio “Índice Aneel deSatisfação do Consumidor (IASC)”. As concessionárias mais bem avaliadas em cada categoria recebem, além de troféu, o selo IASC (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor) – marca que pode ser utilizada nas contas de luz e material institucional da empresa. De acordo com a Aneel, trata-se de um diferencial para estimular o setor a melhorar os serviços prestados ao consumidor residencial.
Quando a Aneelfoi criada, em 1996, cada consumidor brasileiro ficava sem energia elétrica, em média, 21 vezes por ano, perfazendo uma duração total de quase 26 horas de falta de energia. Hoje, esses números caíram para 14,8 interrupções, com duração total de 18 horas.

Smart Grid 
O sistema brasileiro de transmissão de energia difere daquele em operação ou em fase de experimentação em alguns países europeuse nos Estados Unidos, onde prevalece o chamado Smart Grid, ou rede inteligente. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já está estudando a regulamentação do sistema, que, inclusive, já faz parte de projetos experimentais de várias concessionárias. Basicamente,“trata-se de um sistema no qual é aplicada a tecnologia da informação para automatizar a rede elétrica e torná-la mais ágil e...
tracking img