Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Saramago, José. Ensaio Sobre a Cegueira. Direção: Fernando Meirelles. FOX FILMES/Miramax Films, 2008. Duração: 120 min.

Rodrigo Alves de Jesus Reis*

José de Sousa Saramago nasceu em 1922, emAzinhaga, aldeia ao sul de Portugal, numa família de camponeses. Autodidata, antes de se dedicar exclusivamente à literatura trabalhou como serralheiro, mecânico, desenhista industrial e gerente deprodução numa editora. Iniciou sua atividade literária em 1947, com o romance Terra do Pecado, só voltando a publicar em 1966. Atuou como crítico literário em revistas e trabalhou no Diário de Lisboa. Em1975, tornou-se diretor-adjunto do jornal Diário de Notícias. Acuado pela ditadura de Salazar, a partir de 1976 passou a viver de seus escritos, inicialmente como tradutor, depois como autor.
Noconfinamento, onde se passa a maior parte do filme, a luta pela sobrevivência pode ser observada durante o referido filme. A organização dos cegos em grupos em determinado momento provocará desavençasentre eles e consequentemente conflitos relacionados, sobretudo à alimentação (até mesmo a mulher foi usada como uma moeda de troca), e também pelo espaço. Tais comportamentos podem levar-nos a fazeruma comparação entre estas disputas com as do reino animal. É como se frente às dificuldades o ser humano perdesse a sua maior virtude (o que o faz diferenciar dos demais seres na natureza), acapacidade de ser racional, passando a agir impulsionados pelos instintos.
O filme é intrigante traz a tona os valores que temos conosco e com o próximo. Qual o valor de quem enxerga num mundo de cegos? Comoa lei pode nos julgar iguais sendo quando um enorme problema que atinge a minoria se inicia a resposta da sociedade logo é isolar essas pessoas para que seus distúrbios e suas anomalias não afetem osoutros? As pessoas perdem sua identidade. À medida que o tempo vai se passando ver-se a degradação do ser humano e o esquecimento por parte daquele que é tido como o mantenedor da sociedade que...
tracking img