Nelson mandela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nelson Mandela
(Líder sul-africano que lutou contra o Apartheid)

Nelson Rolihlahia Mandela é um importante líder político da África do Sul. Ainda estudante, iniciou sua luta contra o sistema deApartheid no país. Durante toda a década de 1950 foi um dos principais membros e mais tarde, se tornou símbolo do movimento anti-apartheid.
Mandela sempre defendeu a luta pacífica, porém, sua opiniãomudou em 21 de março de 1960, quando vários manifestantes negros foram mortos. A partir deste dia, conhecido como “O Massacre em Sharpeville”, passou a defender a luta armada contra o sistema.
Buscouajuda financeira internacional para financiar a luta, entretanto, em 1962 foi preso e condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves e viagem ao exterior sem autorização. Em 1964, foijulgado novamente e condenado a prisão perpétua por planejar ações armadas.
Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Durante esses 26 anos, mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar eincentivar a luta pelo fim da segregação racial no país, recebendo apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo.
Com o aumento das pressões internacionais, o então presidente da África doSul, Frederik de Klerk, solicitou em 11 de fevereiro de 1990, a libertação de Nelson Mandela.
Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabarcom a segregação racial na África do Sul.
Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista nopaís e também pela reconciliação de grupos internos.
Com o fim do mandato, afastou-se da política dedicando-se a causas de várias organizações sociais em prol dos direitos humanos. Já recebeu diversashomenagens e congratulações internacionais pelo reconhecimento de sua vida de luta pelos direitos sociais.
A partir de 2010, a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), definiu a data de 18 de...
tracking img