Negros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A QUESTÃO DOS NEGROS

Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Psicologia Social do Centro Universitário Curitiba, como nota parcial para a conclusão da disciplina, na área de Relações Internacionais.

CURITIBA
2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1. África antes da colonização 3
2. Colonização africana 3
3. Escravidão 4
4. Tráfico negreiro 4
5. Apartheid 4
6. Preconceito 4INTRODUÇÃO

A questão sobre os negros em todo o Mundo é algo que deve ser analisado fazendo-se a observação de contextos históricos, geográficos e também políticos. Muito se estuda sobre o preconceito racial contra negros ao redor de todo o mundo, suas causas e conseqüências, mas pouco se sabe sobre a história dos negros em seu continente de origem.

1. África antes da colonizaçãoNo continente africano, antes de sua colonização, não era dividido em territórios de Estados-nações. As várias etnias que compunham o território se dividiam sem fronteiras, tinham hábitos de migrar de uma terra à outra dependendo de sua necessidade de sobrevivência. Os povos que ali viviam não eram unificados, nem tinham um sistema governamental implantado.
No território havia reinos, como o Reinodo Congo que era dividido em aldeias familiares, distritos e províncias em que os governadores eram conselheiros do rei. No império de Gana os monarcas se reuniam com seus súditos para ouvir suas queixas e tomar decisões. Nestes povos a tradição oral era muito forte, independente da escrita também existir.
Neste período já existia a servidão, mas esta era causada por conquistas internas ou pordividas, assim como já existiam em outras civilizações. Diferente da escravidão, quando a divida era quitada, o homem se tornava livre novamente e podia voltar para sua família.
A cultura destes povos girava em torno da agricultura, mineração, ourivesaria e metalurgia. Possuíam sistema matemático avançado e conhecimentos em medicina e astronomia. Em geral eram povos auto-suficientes.

2.Colonização africana

Com o inicio das navegações em busca de novas rotas de comercio para o Oriente, a África acabou sendo colonizada em parte por portugueses, que quando passavam pela costa precisavam abastecer seus navios em um método de cabotagem pelo continente africano até o Oriente.
Neste primeiro momento, os portugueses não se estabeleceram como metrópole, nem implantaram qualquer tipo degoverno. Quando a Inglaterra tomou frente no poderio naval, esta se encarregou da liderança de colonizar a África. A princípio a Holanda se estabeleceu na região do Cabo, formando a comunidade africânes e bôer, porém mais tarde a comunidade bôer perde o domínio de sua região para os ingleses.
Ao fim do século XIX e inicio do século XX dá-se inicio ao neo colonialismo, marcado pela entrada de novaspotencias concorrendo pelos territórios africanos, principalmente a Alemanha, Bélgica e Itália.
Em 1885 ocorreu a Conferencia de Berlim, onde os territórios africanos foram partilhados entre as potencias européias do período. Porém esta divisão não respeitou os diversos grupos étnicos, nem as regiões que habitavam. No inicio da 1ª Guerra Mundial, 90% das terras estavam sob domínio da Europa.3. Escravidão

A escravidão (denominada também escravismo, esclavagismo e escravatura[2]) é a prática social em que um ser humano assume direitos depropriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força. Em algumas sociedades, desde os tempos mais remotos, os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria. Os preços variavam conforme ascondições físicas, habilidades profissionais, a idade, a procedência e o destino.

A escravidão e os negros vistos pela Igreja Católica
A Igreja Católica Romana via, em geral, os negros trazidos para a América como suscetíveis de cristianização, tendo assim escrito o Papa Nicolau V na bula pontifícia "Romanus Pontifex", de 8 de janeiro de 1455:
- Desde então, além disso, muitos homens da Guiné (a...
tracking img