Negociacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

UTILIZANDO O FILME “300” EM SALA DE AULA1

Ana Lucia Silvério Caparelli (PDE-2008)2

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo, demonstrar o trabalho com o filme “300” em sala de aula, como fonte histórica, considerando passo a passo todas as atividades desenvolvidas neste processo, como análise de textos, questionário de conhecimento prévio, exibição do filme, debates e atividades demetacognição. Os conceitos históricos discutidos aqui foram: Etnocentrismo, Orientalismo e Gênero. Palavras chave: filme 300; etnocentrismo; gênero.

SUMMARY: The present article has as objective demonstrate work the film "300" in classroom, as historical source, considering step by step all of the activities developed in this process, as it analyzes of texts, questionnaire of previous knowledge,exhibition of the film, debates and metacognition activities. The historical concepts discussed here were: Ethnocentrism, Orientalism and Gender. Keywords: film 300; ethnocentrism; gender.

1

Artigo apresentado como requisito para a conclusão do Programa de Desenvolvimento Educacional, da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná, realizado em parceria com a Universidade Estadual deLondrina, sob orientação da Profª Drª Márcia Elisa Teté Ramos. 2 Graduada em História, pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em “Didática e metodologia de ensino” pela UNIFIL e Professora QPM (Quadro próprio do magistério), da rede Estadual de Educação. E-mail: analuhist@seed.pr.gov.br

2

INTRODUÇÃO Trabalhar com cinema em sala de aula envolve uma série de requisitos que muitas vezespassam despercebidos pelo educador no seu cotidiano. Levando-se em conta que os novos meios tecnológicos estão cada vez mais acessíveis, pretendo neste trabalho mostrar um caminho utilizado para análise em sala de aula do filme “300”, (USA, 2007, 117min)3 adaptação de uma história em quadrinhos do escritor e desenhista Frank Miller publicada em 1999 Editora Abril. Como são poucos os materiaisdidáticos, mesmo os filmes sobre História Antiga, especificamente Grécia, e batalha de Termópilas, trabalhar um filme sobre o assunto é uma estratégia para tornar o conteúdo, muitas vezes considerado “maçante” para alunos nesta faixa etária, mais atraente. Em uma sociedade permeada pelo audiovisual, divulgado através de aparatos técnicos cada vez mais sofisticados (NAPOLITANO, 2006, p. 235), presumindo queos alunos se habituaram a construir seus saberes através desse tipo de material. No entanto, não apenas o aspecto lúdico foi considerado em nosso trabalho, mas também o entendimento do filme como documento histórico, ou seja, como material que possibilita o “fazer histórico” por configurar-se em um registro do que determinado grupo pensou, sobre como seria determinado momento histórico. Cabe aoprofessor explorar este recurso tão acessível que é o cinema e dar um novo significado a ele. A História que Heródoto criou há quase três mil anos continua tocando as pessoas de hoje e o filme “300” comprova isto. O filme teve um grande impacto provocado pela mídia, assim devemos aproveitar a familiaridade que o aluno tem com o cinema - que muitas vezes por falta de tempo ou outros obstáculosdeixamos de utilizá-lo - e aproximá-lo dos assuntos do dia a dia, e também dos conteúdos disciplinares, no caso, da história.
3

Em diante, apenas nos reportaremos ao filme em questão como o filme “300”, sem referência.

3

O objetivo deste trabalho é mostrar os resultados e como foi realizada a aplicação deste filme em sala de aula, relacionando o passado com temas do presente e/ou com conceitoshistóricos como: Etnocentrismo, Orientalismo e Gênero e Educação.

DESENVOLVIMENTO Os Documentários e os filmes que retratam uma época são geralmente escolhidos pelos professores de história como complemento e/ou confirmação dos conteúdos de aulas expositivas, mas hoje se admite que a imagem não ilustra ou reproduz a realidade, mas “a constrói a partir de uma linguagem própria que é produzida num...
tracking img