Ndaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estátuas de Iracema :

Leituras/literarias:

Iracema: lenda do Ceará foi publicado em 1865 no Rio de Janeiro às custas do próprio autor. Foi o segundo romanceindianista de José de Alencar. O primeiro foi O guarani. Na época, quando o romance foi publicado, Alencar, que era deputado pelo Ceará, imaginava que esta história ia ser recebidacom certa reserva pelo Ceará e o Brasil. Mas não foi o que aconteceu. Com o sucesso de Iracema, a lenda, ainda que não tenha um fundo histórico conhecido, passou a simbolizaro estado do Ceará em todos os sentidos.

Rochas de chapada do Ceará contam lenda de amor proibido

A beleza natural das rochas e montanhas da Chapada de Ibiapaba, noCeará, atrai turistas e moradores da região por seus mistérios e lendas. Em Guaraciaba do Norte (CE), as pedras impressionam pela semelhança com animais e figuras humanastalhadas com o passar dos anos.

Por estar cerca de 900 metros acima do nível do mar, as rochas do planalto do Ibiapaba são diferentes de outras formações rochosas do Ceará.“A grande maioria das pedras do estado tem formação cristalina e, em Ibiapaba, elas têm formação sedimentar, ou seja, as rochas são formadas em camadas sobrepostas umas àsoutras”, diz o geólogo Cláudio Souza.

Em Viçosa do Ceará (CE), as pedras do chamado Castelo de Pedras, segundo a lenda local, representam letras que contam a história de umamor proibido. “Segundo a lenda, o local já foi um povoado indígena e, no processo de catequização, quando os jesuítas aqui vieram, um deles teria se apaixonado por umaíndia. Eles tiveram um romance proibido e Deus, em forma de castigo, desceu sobre o local e transformou tudo em pedras “, afirma a educadora ambiental Francivan Vieira.
tracking img