NAZISMO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando estudamos determinados movimentos políticos na História, sempre temos o hábito de determinar a genealogia ideológica de tais movimentos com a classe social de seus participantes. Na RevoluçãoFrancesa, por exemplo, a condição financeira dos sans-cullotes e da alta burguesia determinaram programas de governo e reivindicações distintas entre esses grupos sociais.

Entretanto, quandofalamos a respeito da ideologia nazista, não temos a clara percepção de que seus anseios respondiam à demanda de uma classe social específica. Seu discurso tinha uma natureza heterogênea que tentavamobilizar o maior número de partidários possíveis. Contudo, não podemos nos esquecer de destacar que esse mesmo movimento político trazia consigo a eleição de certos inimigos a serem combatidos.

Para queessa discussão seja inserida no contexto da sala de aula, demonstre aos alunos uma reflexão do historiador brasileiro José Jobson de Andrade Arruda com relação à origem do movimento nazista. Segundo oautor:

“O Partido Nacional-Socialista não é burguês, nem proletário, encontramos, em torno de um grupo de fanáticos, uma massa de hesitantes, de desesperados, de jovens ambiciosos, de proletáriosintelectualizados de antigos burgueses que não desejavam ver o avanço dos comunistas [...]. A todas essas categorias disparatadas, o nacional-socialismo oferecia um programa heterogêneo, prático eatraente; aos pequenos produtores, a luta contra os grandes proprietários; aos trabalhadores, o trabalho e a manutenção do salário; aos empregados, o freio à racionalização; aos comerciantes, a limitaçãoda concorrência; aos devedores, ‘a abolição da escravidão aos juros’; a todos, a oposição à intervenção estrangeira, a renovação do estado alemão, a vida ‘com honra’, o primado racista da luta contraos judeus.”

Por meio dessa citação, o professor pode inicialmente destacar quais eram os grupos sociais atingidos pelo discurso nazista. É interessante notar que, no texto, essa definição...
tracking img