Nazismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice:

Apresentação...........................................................pág.1
Desenvolvimento......................................................pág.1
Superioridade racial da raça ariana.........................pág.2
Concorrência comunista...........................................pág.2
As vítimas preferenciais do nazismo: os judeus......pág.3
Foto de crianças que sofreramexperiências médicas, foto do Hitler e do “símbolo do Nazismo”...............................................pág.6
Conclusão.................................................................pág.6
Bibliografia................................................................pág.6


Apresentação:

O tema apresentado a seguir abordará um fato histórico que até hoje esta na mente das pessoas quepresenciaram ou foram instruídas sobre o assunto: o Nazismo.
Esse regime ditatorial foi iniciado e dirigido por Adolf Hitler, que se tornou presidente da Alemanha e desencadeou um processo de “queima de arquivo” dos não-arianos e partidos opostos a seu regime. Enumeras pessoas foram prejudicadas e mortas durante esses 6 anos de “caça” que foram sucedidos pela 1ª Guerra Mundial. Os mais perseguidosforam os judeus, ciganos, eslavos, negros, dentre outros; e isso deixou a Polônia com menos de 5% da população judia que possuíam (cerca de 250 mil), que somando com as outras etnias geravam cerca de 6 milhões de mortos.


Desenvolvimento:


O trabalho apresentado a seguir foi desenvolvido de acordo com o explicado em sala de aula pela professora Valéria, e os temas abordados durante asexplicações de Imperialismo e início da 1ª Guerra Mundial. Foi então sugerido que apresentássemos temas históricos representando algum tipo de preconceito, e o nosso grupo se apresentou para falar sobre o Nazismo (caracterizado, principalmente, pelo massacre de várias pessoas judias). Cada indivíduo do grupo se responsabilizou por fazer uma pesquisa individual, e no final nos reunimos para umaobservação geral do tema escolhido e a confecção do cartaz.






Superioridade racial da raça ariana
O nazismo proclamava também a "superioridade biológica da raça ariana" (a que pertenceria o povo alemão) e, conseqüentemente, a necessidade de dominar as "raças inferiores". Entre estes, colocavam-se os judeus, os eslavos, os ciganos e os negros. Também era necessário extinguir osconsiderados "doentes incuráveis": homossexuais, epiléticos, esquizofrênicos, retardados, alcoólatras, etc. Com a ascensão de Hitler ao poder, a ideologia nazista passou a influenciar também a ciência do país, que se dedicou a inventar teorias supostamente biológicas para o racismo e o anti-semitismo.
Todos os opositores de Hitler foram assassinados e um desses massacres ficou conhecido como “Noite dosLongos Punhais”, em junho de 1934. Para tanto, utilizou a violência da SS. No mesmo ano, com a morte de Hindenburg, Hitler assumiu a presidência e as Forças Armadas deveriam prestar-lhe juramento de fidelidade. Na Alemanha o movimento fascista foi chamado de nazismo.


Concorrência comunista
Porém, para triunfar, o nazismo precisava combater seu principal concorrente ideológico, osocialismo revolucionário ou comunismo, com o qual teria de disputar a adesão popular. Igualmente totalitário, o comunismo também se arvorava a construir uma sociedade perfeita, não só na Alemanha, mas no mundo. Entretanto, no lugar de uma raça superior, colocava uma classe social - o proletariado - à frente do processo. Por isso, o anticomunismo constituía um ponto central do pensamento de Hitler.Desenvolvendo uma propaganda agressiva e eficiente, administrada por Joseph Goebbels, o Partido Nazista se infiltrou em toda a sociedade alemã e controlou a imprensa, a rádio, o teatro, o cinema, a literatura e as artes. Conseguiu incutir na mentalidade do povo a visão de mundo nazista e a devoção incondicional ao Führer. A educação da infância e juventude, em especial, foi usada como uma...
tracking img