Naturalismo e parnasianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Naturalismo
O Naturalismo foi uma tendência artística prevalecente em toda a Europa, na segunda metade do século XIX. O Naturalismo pretende imitar a Natureza com exatidão, opondo-se ao idealismo e ao simbolismo.
Os pintores foram-se interessando cada vez mais pela representação da vida quotidiana e dos seus acontecimentos triviais. Foi uma tendência que também teve expressão na literatura,especialmente nas novelas de Zola e dos Goncourts.
Esta escola procura a inspiração na observação direta da Natureza, que é pintada no local, e com toda a autenticidade. A sua temática é, portanto determinada pela pintura ao ar livre (plein air): a paisagem, cenas da vida e do trabalho no campo. A pintura é executada no local e observando diretamente o motivo a representar, bem como a luz e a corlocal.
O Naturalismo em Portugal 1880-1910:
Em Portugal o Naturalismo chega tardiamente em 1879, por influencia da obra dos bolseiros de Paris, especialmente Silva Porto (e Marques de Oliveira), que tinha estado no Barbizon, tendo assimilado aí o método de pintura ao ar livre e a sua temática característica. Este estilo impõe-se e domina o gosto em Portugal até muito mais tarde do que no resto daEuropa.
São representantes do Naturalismo: Silva Porto, Marques de Oliveira, José Malhoa, João Vaz, Sousa Pinto e Columbano (este com uma obra de características muito pessoais e especificas). São temas predominantes as paisagens rurais e marinhas, cenas bucólicas, cenas de costumes rurais (especialmente Malhoa), ambientes  urbanos e, principalmente em Columbano, cenas da vida urbana burguesa e oretrato.
O naturalismo sobressaiu em França entre 1870 e 1890 espalhando-se por outros países.
O marco do naturalismo português é o livro de Eça de Queirós, O crime do Padre Amaro, 1875 e, decisivamente, a sua versão definitiva em 1880. Em 1878 Eça de Queirós lança o seu O primo Basílio, com duas edições no mesmo ano, tendo, a segunda, alterações. Foi com este livro, um grande sucesso, que opúblico realmente tomou conhecimento da nova escola. A citar ainda, Teixeira de Queirós, Salústio Nogueira, sátira à alta burguesia e à política portuguesa, Júlio Lourenço Pinto com Margarida e Coelho de Magalhães, O brasileiro Soares.
Houve historiadores da nossa literatura que classificaram de “escola realista” todos os autores que em Portugal se seguiram ao ultra-romantismo, mas tal designação éabsurda aplicada a escritores como Antero de Quental, Oliveira Martins ou João de Deus.
Abel Botelho foi o último dos naturalistas portugueses, cronologicamente, estreando, em 1891 com, O Barão de Lavos, onde explora o tema da hereditariedade.

* Vertente do Realismo, com suas características levadas ao extremo;
* Determinismo: homem determinado pelo meio, pela raça e pelo momento;
*Cientificismo;
* Romance realista x Romance naturalista: Realismo - romance documental; análise exterior e interior; ênfase psicológica; classes sociais dominantes; interpretação indireta; Naturalismo - romance experimental; análise exterior; ênfase biológica; classes sociais dominadas; interpretação direta.
Naturalismo (significado):
Deu-se o nome de naturalismo à tendência a impor à arte,especialmente à prosa narrativa e ao teatro.
Caráter do que é natural.
Escola literária que, aplicando à arte os métodos da ciência positiva, visava reproduzir a realidade com uma objetividade perfeita e em todos os aspectos, mesmo os vulgares.
Zola é considerado o “chefe do naturalismo”.
Filosofia ou religião da natureza.
No teatro, o naturalismo exerceu mudanças marcantes, com oaparecimento do diretor, do cenógrafo e do figurante. Até então, o próprio ator escolhia as suas próprias roupas, um único cenário era usado para diversas montagens, e não estava definida a posição do diretor como coordenador de todas as funções. A iluminação passou a ser mais estudada e adotou a sonoplastia. É um radicalismo do Realismo.
Na pintura, um exemplo naturalista é o famoso quadro de Van Gogh,...
tracking img