Narrativa juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Augusto Comte usa o termo filosofia na acepção que lhe davam os antigos filósofos, particularmente Aristóteles, como definição do sistema geral do conhecimento humano; e o termo positiva designa,segundo ele, o real frente ao quimérico, o útil frente ao inútil,a segurança frente a insegurança, o preciso frente ao vago, o relativo frente ao absoluto.
Seu método de trabalho é o históricogenérico indutivo, ou seja, observação dos fatos, adivinhando-lhes por indução às leis da coexistência e da sucessão, e deduzindo dessas leis, por via da conseqüência e correlação, fatos novos queescaparam da observação direta, mas que a experiência verificou.
(...)
Para fundamentar sua corrente filosófica antimetafísica, Augusto Comte, embasado nesse método, parte da premissa de que é no estadopositivo que o espírito humano reconhece a impossibilidade de obter noções absolutas. Assim renuncia a indagar a origem e o destino do universo e a conhecer as causas íntimas dos fenômenos, para seconsagra unicamente a descobrir, pelo uso combinado do raciocínio e da observação, as suas leis efetivas, isto é, as suas relações invariáveis de sucessão e de semelhança.
(...)
No desenvolvimentodo espírito humano, Comte admite uma lei fundamental que recebe o nome de lei dos três estados, ou modo de pensar, que é a base de sua explicação da história: o estado teológico-fictício, que temdiferentes fases (fetichismo, politeísmo e monoteísmo) e em que o espírito humano explica os fenômenos por meio de vontades transcendentes ou agentes sobrenaturais; o estado metafísico-abstrato, onde osfenômenos são explicados por meio de forças ou entidades ocultas e abstratas, como o princípio vital etc.; e o estado positivo-científico, no qual se explicam os fenômenos, subordinando-os às leisexperimentalmente demonstradas.
Todas as ciências, segundo Comte, passaram pelos dois primeiros estados, e só se constituíram quando chegaram ao terceiro. O Estado Positivo é, pois, o termo fixo e...
tracking img