naltnptje

1022 palavras 5 páginas
IFPB – Instituto Federal da Paraíba
Aluno: Laudson Venícyus Fernandes Ferreira
Matéria: Informática Básica; Profº: Luiz Leite

Evolução das redes sem fio

Introdução
Uma rede sem fio refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade de uso de cabos, o uso dessa tecnologia vai desde rádio como walkie-talkies até satélites artificiais no espaço. O uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso á internet através de locais remotos tais como(Escritório, Bares, Aeroportos e Parques). E por ser usadas em locais remotos, cada vez mais, instituições, universidades, empresas e lares optam por essa tecnologia, com a de maior mobilidade e flexibilidade.
1 - História das Redes sem Fios.
A história das redes sem fios começa nos anos de 1800, com o invento das ondas de rádios, Em 1988, em Hamburgo, Alemanha um físico chamado Heinrich Rudolf Hertz produziu sua primeira onda de rádio. Em 1894 esta produção de ondas de rádio tornou-se uma forma de comunicação. Fios Telegráficos foram utilizados para receber as ondas de rádio em forma de sinal. Hertz abriu o caminho para o rádio, televisão e radar com a descoberta das ondas eletromagnéticas. Um inventor italiano chamado Guglielmo Marconi Marchese, em seguida, ampliou o raio de ondas de rádio para o envio de duas milhas (3.2 km), tornando-se o pai do rádio. Até 1899, essa forma de telecomunicação era uma descoberta enorme no seu tempo. Marconi conseguiu enviar um sinal de nove milhas através do canal de Bristol. Ele eventualmente ampliou um raio de 31 milhas, através do canal Inglês para França. Em 1901 a área de comunicação se tornou imenso e Marconi conseguiu enviar sinais através do oceano atlântico.
A segunda guerra mundial tornou-se um grande passo das ondas de rádio. Os EUA foi o primeiro país a usar as ondas de rádio para transmissão de dados durante a guerra, este uso de ondas de rádio, muito possivelmente poderia ter ganhado a guerra para os EUA. Em 1971, um grupo de pesquisadores sob

Relacionados