Naftalina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Naftalina
O naftaleno, também conhecido por naftalina, é um hidrocarboneto aromático cuja molécula é constituída por dois anéis benzénicoscondensados. Apresenta a fórmula molecular C10H8. Possui umaConstante de Henry = 4,89.10-2 e Log Kow = 3,4. É uma substânciacristalina branca, em forma de lâminas, volátil, com um odor degradante. e que arde com chama luminosa. Uma das suas formas químicas, o2-metilnaftaleno, pode ser utilizada para a produção de vitamina K.
Fontes
O naftaleno pode ser obtido de várias formas. Primeiramente, a partir do petróleo, porém apenas em pequenas quantidades, oque torna o processo economicamente inviável. Atualmente a subustância é obtida por meio da destilação do alcatrão da hulha, no qual está presente numa proporção de aproximadamente 7%. Também seobtém naftalina a partir do reforming (modificação) catalítico de hidrocarbonetos alifáticos. Além disso, pode surgir como subproduto de indústrias de tintas e resinas, pesticidas provenientes deindústrias e/ou áreas agrícolas, centros urbanos situados nas proximidades, queimadas, depósitos de resíduos tóxicos e outros.
Riscos
O naftaleno não se acumula na carne de animais e peixes, não prejudicandoquem alimenta-se dessas carnes. Quando exposto a animais que produzem leite, o composto acaba passando para o leite (leva-se em consideração também a produção de leite materno); o mesmo ocorre naprodução de ovos. Pequenas porcentagens foram encontradas em amostras de peixes, crustáceos e moluscos quando a água apresenta alto nível de poluição . A exposição a uma grande quantidade de naftalenopode danificar a produção de glóbulos vermelhos, acarretando em anemia hemolítica. Essa anemia acaba por gerar outros problemas como fadiga, falta de apetite, palidez ou coloração amarelada, inquietação,diarréia, sangue na urina, etc. . A Agência Internacional para Pesquisas sobre o Câncer (IARC) concluiu que o naftaleno é possivelmente um agente cancerígeno para os seres humanos, apesar de...
tracking img