Nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Têmpera é um dos processos utilizados no tratamento térmico de metais para aumentar a dureza e conseqüente resistência dos mesmos. O processo da têmpera consiste em tres etapas: aquecimento,manutenção da temperatura e esfriamento rápido. O aquecimento visa obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização. O nome deriva do sobrenome, Austen, do descobridor dessa fase. Oesfriamento brusco visa obter a estrutura martensita (supersaturada em carbono; nome deriva do sobrenome Martens, de seu descobridor).

TÊMPERA

Houve grande avanço tecnológico quando o homemdescobriu como conferir dureza ao aço. Os dentes da engrenagem, o engate do trem, o amortecedor do carro e as brocas devem ser fabricados com aço endurecido para suportar os esforços a que são submetidos.Têmpera é o tratamento térmico executado em um aço quando se deseja aumentar sua dureza e resistência mecânica. A operação consiste basicamente de três etapas: aquecimento, manutenção de determinadatemperatura e resfriamento .
Aquecimento O aço deve ser aquecido em torno de 50°C acima da linha G-S-K (zona crítica) para transformar a perlita definitivamente em austenita.

Para aço com mais de0,86% de carbono é suficiente transformar somente a perlita (linha S-K), pois contém Fe3C em excesso, que já é uma estrutura muito dura.
Manutenção da temperatura É o tempo necessário parasolubilizar totalmente o carbono e garantir que toda a peça chegue à temperatura.
Resfriamento O resfriamento deve ser feito em meio que possibilite velocidade crítica, fazendo com que a estrutura austeníticase transforme diretamente na estrutura desejada.
Quando a austenita é resfriada muito rapidamente, não há tempo para que se transforme em ferrita, cementita ou perlita, e ela se transforma em novoconstituinte do aço chamado martensita.
O resfriamento brusco provoca o que se chama de choque térmico, ou seja, o impacto que o material sofre quando a temperatura a que está submetido varia de...
tracking img