A iportancia do ato de ler

1280 palavras 6 páginas
Sintese ; O que é filosifia
Segundo o autor apesar de as vezes a filosofia ser confundida com a literatura o objetivo da filosofia além dos questionamentos é necessário que se desenvolva uma filosofia que também dê respostas as questões nela propostas.
A filosofia também pode ser desenvolvida de forma literária como qualquer outra forma de conhecimento más que se predomine sua essência, por mais que seja complexa e as vezes de linguagem difícil a filosofia por ela mesma comprovaria que nela se contém as questões de interesse da humanidade que não podem ficar sem respostas por aqueles que estudam tais objetos.
Mas, qual será o objeto ou, o que será? Que a filosofia ao longo do tempo tenta determiná-lo, existe este objeto ?, se os esforços em encontra-los caminhassem em direção definida reuniriam possibilidade de alcança-lo?
O autor acredita que sim, e sua definição se é que ela existe, deve ser campo de empenho da filosofia, e diz ainda que o ponto de partida deve ser o desenvolvimento e exame daquilo que hoje se tem por pesquisa filosófica. É comum que a filosofia seja tida como uma complementação da ciência esta definição nos tempos mais antigos por exemplo no século XVII, a filosofia era confundida com ciência, a filosofia química por exemplo é a nossa química de hoje, a filosofia se ocupa dos mesmos assuntos da ciência mas não é um prolongamento da mesma pois qualquer prolongamento dela nada mais é do que ciência .
Pois a ciência quando desenvolvida sem excessos indevidos caminha no sentido da generalização e não há neste processo ponto no qual houvesse divergência do que realmente é ciência, esta generalização abrange mais amplamente a realidade universal não no sentido da quantidade mais no sentido da complexidade, aspectos diferentes.
O autor neste sentido faz ainda um comparativo de dois setores do conhecimento contemporâneo que se encontram em dois extremos do crescimento do progresso científico as ciências sociais e físicas, nas ciências sociais nos

Relacionados

  • 1 INTRODU O
    2965 palavras | 12 páginas
  • 1c862609 0cac 4ec4 8147 A1d3b78c7ad5
    3521 palavras | 15 páginas
  • Apostilapedagogica2011
    285611 palavras | 1143 páginas