A iportancia do ato de ler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sintese ; O que é filosifia
Segundo o autor apesar de as vezes a filosofia ser confundida com a literatura o objetivo da filosofia além dos questionamentos é necessário que se desenvolva uma filosofia que também dê respostas as questões nela propostas.
A filosofia também pode ser desenvolvida de forma literária como qualquer outra forma de conhecimento más que se predomine sua essência, pormais que seja complexa e as vezes de linguagem difícil a filosofia por ela mesma comprovaria que nela se contém as questões de interesse da humanidade que não podem ficar sem respostas por aqueles que estudam tais objetos.
Mas, qual será o objeto ou, o que será? Que a filosofia ao longo do tempo tenta determiná-lo, existe este objeto ?, se os esforços em encontra-los caminhassem em direção definidareuniriam possibilidade de alcança-lo?
O autor acredita que sim, e sua definição se é que ela existe, deve ser campo de empenho da filosofia, e diz ainda que o ponto de partida deve ser o desenvolvimento e exame daquilo que hoje se tem por pesquisa filosófica. É comum que a filosofia seja tida como uma complementação da ciência esta definição nos tempos mais antigos por exemplo no século XVII, afilosofia era confundida com ciência, a filosofia química por exemplo é a nossa química de hoje, a filosofia se ocupa dos mesmos assuntos da ciência mas não é um prolongamento da mesma pois qualquer prolongamento dela nada mais é do que ciência .
Pois a ciência quando desenvolvida sem excessos indevidos caminha no sentido da generalização e não há neste processo ponto no qual houvesse divergênciado que realmente é ciência, esta generalização abrange mais amplamente a realidade universal não no sentido da quantidade mais no sentido da complexidade, aspectos diferentes.
O autor neste sentido faz ainda um comparativo de dois setores do conhecimento contemporâneo que se encontram em dois extremos do crescimento do progresso científico as ciências sociais e físicas, nas ciências sociais nosdeparamos com conhecimentos empíricos originários de observações que formam conceitos que não se encaixam, por outro lado as ciências físicas impõe diversos sistemas de conceituações que demonstram diversos aspectos da realidade universal.
No entanto há de se considerar a evolução dessa generalização principalmente nas ciências físico-químicas que a algumas décadas não se misturavam uma a outra,percebe-se então uma homogeneidade dessa evolução e o progresso do conhecimento de forma padronizada, conclui-se então que esta transformação na qualidade do conhecimento cientifico pode se chegar a um certo nível que se possa acontecer uma fixação de limites que se ultrapassados não seria mais ciência e caberia sim a filosofia?
Esta indagação segundo o autor dá-se o entendimento que a filosofianão é e não pode ser um simples prolongamento do conhecimento cientifico pois a filosofia se ocupa dos mesmos objetos da ciência então não caberia outro nome se não ciência pois se não a filosofia não teria razão de existir.
É pelo objeto, matéria, assunto que a filosofia para existir se distingue, não pelo especifico método de tratar do mesmo assunto que justificaria ordens diferentes deconhecimento a elaboração de conhecimento não deveria seguir cominhos diferentes um restrito a ciência outro distinto que caberia a filosofia é fato que a elaboração de conhecimento se da através de procedimentos, métodos de pesquisas mas essas diferenças não são o essencial, o processo da elaboração cientifica é fundamentalmente o mesmo em qualquer área.
O conhecimento seja ele empírico ou do autonível cientifico são essencialmente de uma só natureza o que se percebe é que o conhecimento cientifico de hoje será o vulgar de amanha essas considerações se dão ao conhecimento em geral, com isso o autor destaca qual o possível objeto do conhecimento que não seja objeto do conhecimento?, percebe-se que logo que o conhecimento atinge certo nível ele se torna objeto do conhecer.
Isto deu lugar a...
tracking img