Nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Actividades Lúdicas, Género e Vida Adulta
Hoje em dia, o lazer é visto como uma actividade alternativa, visto que a maior preocupação da sociedade são as actividades profissionais. Mais do que oshomens, as mulheres não conseguem ter tanto tempo livre disponível, visto que são mais responsáveis pelas crianças e pelas lidas da casa.
Estudos revelam que as mulheres preferem jogos sociais a jogosde combate, assim como as crianças e adolescentes preferem videojogos, principalmente os do sexo masculino. Do mesmo modo, as crianças diferem as suas brincadeiras consoante o sexo.
Segundo um estudorealizado, os adultos têm como preferência passar o seu tempo livre a assistir a TV/filmes. Do mesmo modo, grande parte dos inquiridos também gosta de passar o seu tempo a melhorar as suas relaçõesinterpessoais. Uma minoria dos participantes deu preferência a passar o seu tempo a jogar jogos electrónicos.
Em relação aos jogos e brincadeiras desportivas, os participantes masculinos preferemjogos de regras principalmente praticados em espaços abertos. Quanto às actividades lúdicas, a categoria que apresentou maior frequência foi jogos/brincadeiras infantis. Os homens manifestaram maiorinteresse por jogos de contacto/combate.
O lazer assume três funções: o descanso, o divertimento/recreação/entretenimento e desenvolvimento. Em norma, o Domingo é típico dia reservado ao descanso e àrecreação, aproveitando também para fortalecer e estreitar as suas relações pessoais. Os dados obtidos indicam empobrecimento relativamente à prática de jogos e brincadeiras nos fins-de-semana, havendo umpredomínio das actividades como dormir/acordar mais tarde.
Comparados os dados das pesquisas, é possível perceber que os jogos e as brincadeiras vão-se constituindo paralelamente à construção depapéis sociais a serem desempenhados na idade adulta. Hoje em dia também não existe tanta necessidade de actividades lúdicas no dia-a-dia, especialmente jogos, porque talvez não haja necessidade tão...
tracking img