Nacionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O nacionalismo é um tema de grande complexidade, repleto de sutilezas e ambiguidades. Nunca foi, nem pode ser discutido nos termos da "lógica socrática", para recorrer a uma expressão de Nietzsche, um dos críticos mais agudos do filósofo grego. Elementos de outras ordens estão sempre presentes: sentimentos, afetos, impulsos e, com eles, uma dose inevitável de arbitrariedade.
Quando se fala emnacionalismo, sempre se tem que voltar a uma primeira definição, capaz de deduzir o que vem a ser a nação. Em um primeiro momento, entendemos “nação” como um conjunto de experiências históricas, comportamentos, crenças e outros hábitos que definem a identidade de um povo. Contudo, ao pensarmos sobre a nação, vemos que a construção de uma identidade única é sempre problemática e inacabada.
Deacordo com fontes, o estudo do Nacionalismo ficou esquecido, na história da humanidade, pois, os Absolutistas Nacionalistas, como Hitler, Fidel Castro, Mussolini, e outros tiranos, derramaram nela, os seus afazeres deprimentes de núcleos sociais. Eles colocaram na História, as suas barganhas missivistas pessoais, com invejas pessoais, que se tornaram antagonicamente, surpresas globais, em manifestosangelicais mortos, onde massas foram destrinchadas, pelos seus poderes enfadonhos, porém Hitler até aqui, tem se configurado, como o maior Nacionalista radical, de toda a História, quando, por exemplo, na guerra antissemita, condenou e ordenou a morte de milhões de judeus, incluindo crianças indefesas e velhos indefesos. A maior barganha da humanidade é ter um Nacionalista radical, tentandosurpreender as massas, e conseguindo, como fizeram esses tritões adormecidos, para o Juízo Final.
A Nação, como diz Batista Jr.(2007), é um subconjunto da humanidade, e ela promete ser alguma coisa para os presentes cidadãos, unicamente, quando esse que a dirige, não reforça as camadas sociais, com nacionalismo impuro. É como se fôssemos uma grande família, e o nacionalismo, é o sentimento lúcido, destagrande família. Só, que somos divididos, em setores sociais, como município, estado e país. Para cada, arrumação desse sentimento, podemos chamar de sentimento englobado, que pode ser rarefeito de nacionalismo. Claro, com muito cuidado, pois, assim surgiram os déspotas e traidores do povo, como o próprio Hitler.
Estudar o Nacionalismo significa estudar uma organização, estudar uma família,estudar um grupo, estudar uma corrente de gentes, estudar uma sociedade, estudar uma legião de homens, estudar uma cúria sacerdotal, e todo tipo de aglutinação de pessoas, porém, em quem prevaleçam os anseios gerais de um cidadão federalizado. Temos o exemplo, de um médico (Che Guevara), que não parecia ser um Nacionalista extremado, mas, que fora radicalizam-te, pelas cordas, de um( Fidel Castro) quedepois, de tudo, que estamos vendo, na atualidade, realmente desviou o seu caminho, para uma salvaguarda de guardiões da terra, para o Juízo final. Triste encenação de uma cúria, para levar um jovem, que talvez fosse, mais, feliz, como médico, ou como um democrata.













2. CONCEITO
O Nacionalismo consiste em uma ideologia popular revolucionária, pois foi contraria aodomínio imperialista politico-culturais do Cristianismo, que apoiava os nobres senhores feudais a sustentar a economia feudal, mas também como uma forma de ideia burguesa, pois os camponeses e os pequenos proletariados que também surgia passavam do domínio da nobreza feudal para o da burguesia industrial. São movimentos políticos, baseados na consciência da nação, que exprime a crença naexistência de certas características comuns em uma comunidade, nacional ou supranacional, e o desejo de modelá-las politicamente.
Os movimentos nacionalistas estão ligados tanto a facções políticas de Direita, quanto de Esquerda. O Nacionalismo está apto, a constituir um país, para uma guerra, e esse é todo o perigo, das políticas que o constituem abertamente, ou internamente. Observam-se várias formas...
tracking img