Nacionalismo x liberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
















































































SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3



2. NACIONALISMO XLIBERALISMO........................................................................3

3. RENDA E SALÁRIOS..............................................................................................4

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................6

5.REFERÊNCIAS........................................................................................................7

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta, de forma resumida, o contexto de minha pesquisa, sobre duas doutrinas políticas distintas: Nacionalismo e Liberalismo.


A seguir apresento primeiramente, a origem da política nacionalista e liberalista, suas ideologias sobre economia e sociedade, e finalmente sobre renda e salários no Brasil.




2.NACIONALISMO X LIBERALISMO

O Nacionalismo foi originado após a Revolução Francesa. A burguesia volta-se contra a nobreza e o clero e proclama que o poder não provém de Deus nem do soberano, mas da nação. Porque o propósito nacionalista acredita que, nada existe acima da razão humana. E a única coisa que a ele se pode engrandecer é a sociedade, politicamente organizada, ou seja, o povo oua nação. Porém, Deus sustenta a sua importância continuando a religião sempre ligada à nação. E a origem do nacionalismo se une com a Revolução Industrial e com o próprio capitalismo que surgiram no final do século XVIII. E assim desencadeia o desenvolvimento da economia nacional, o crescimento da classe média, a exigência popular de um governo representativo e o desejo imperialista.Segundo alguns autores, o nacionalismo já numa expectativa ideológica serviu para movimentar outros países na criação de circunstâncias políticas que levassem ao desenvolvimento econômico e material através do capitalismo.
Então, o nacionalismo é uma doutrina que subordina toda a política interna de um país ao desenvolvimento do domínio nacional. É conceituada na valorização doEstado, nação e seus componentes.


Já o Liberalismo, como doutrina política, teve sua definição somente no início do século XIX, com a proposta de um governo constitucional feita por Royer-Collard e pelo Duc de Broglie, proposta também preservada por outros políticos superiores como Guizot na França, Cavour na Italia, e von Rotteck na Alemanha.
Mas surgiu bem antes,o Liberalismo econômico teve origem na Europa e na América no final do Séc. XVIII unido ao liberalismo político nascido nas Revoluções Americana e Francesa. Teve seu início com intenção de combater o mercantilismo, cujas práticas já não atendiam às novas necessidades do capitalismo. Segundo esta doutrina econômica, deve ser colocada a destaque na liberdade de iniciativa econômica, na livrecirculação da riqueza, na valorização do trabalho humano e na economia de mercado, ou seja, era a favor da livre concorrência, a lei da oferta e da procura e foram os primeiros a tratar a economia como ciência.
Um dos grandes defensores do Liberalismo Econômico foi Adam Smith, considerado por muitos como o grande percussor da Ciência Econômica. Para Smith o elemento de geração de riquezaesta no trabalho, no trabalho livre sem ter, logicamente, o estado como regulador e interventor.


Então o Liberalismo, é uma doutrina que enfatiza a iniciativa individual, a concorrência entre agentes econômicos, e a ausência de interferência governamental, como princípios de organização econômica. Visa estabelecer a liberdade política do indivíduo em relação ao Estado e...
tracking img