Nacionalismo de esquerda na chapada: a trajetória do grupo dos onze em jacobina-ba - 1962 a 1964

17404 palavras 70 páginas
Universidade do Estado da Bahia
Departamento de Ciências Humanas – DCH IV
Licenciatura Plena em História

Hebert Santos Oliveira

Nacionalismo de esquerda na Chapada: A trajetória do Grupo dos Onze em Jacobina (1962-1964)

Jacobina
Setembro/2011

Hebert Santos Oliveira

Nacionalismo de esquerda na chapada: A trajetória do Grupo dos Onze em Jacobina (1962-1964)

Monografia apresentada à disciplina Pesquisa em História II como requisito obrigatório para a obtenção de graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia.

Jacobina/BA 2011

Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. [...] Falhei em tudo. Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada. A aprendizagem que me deram, Desci dela pela janela das traseiras da casa. Fui até o campo com grandes propósitos. Mas lá encontrei só ervas e árvores, E quando havia gente era igual à outra. Álvaro de Campos, Tabacaria.

Agradecimentos Depois de longos quatro anos na Universidade do Estado da Bahia devo agradecer aquelas pessoas que contribuíram para minha formação acadêmica e que de alguma forma me ajudaram na realização do objetivo que é ser professor e historiador. Quero agradecer aqui ao professor Dr. Carlos Zacarias F. de Sena Júnior por ter me iniciado nessa pesquisa em fins de 2008 e por ter me orientado em algumas ocasiões, mesmo longe da instituição UNEB-Campus IV. Grato também por iniciarmos e trabalharmos juntos no Grupo de Estudos História e Marxismo na instituição acima citada e pela dedicação que sempre teve com os alunos e com seu trabalho de docente. Agradeço imensamente ao meu tio paulistano Sérgio Ronaldo dos Santos. Pessoa muito significante para mim na minha trajetória de estudante, desde o ensino básico até o superior. Sempre teve a preocupação para que eu me dedicasse à leitura e tivesse uma

Relacionados

  • Hist Ria E Geografia
    190281 palavras | 762 páginas
  • Colas
    190736 palavras | 763 páginas
  • Indios
    111051 palavras | 445 páginas