Nacionalismo de esquerda na chapada: a trajetória do grupo dos onze em jacobina-ba - 1962 a 1964

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado da Bahia
Departamento de Ciências Humanas – DCH IV
Licenciatura Plena em História

Hebert Santos Oliveira

Nacionalismo de esquerda na Chapada: A trajetória do Grupo dos Onze em Jacobina (1962-1964)

Jacobina
Setembro/2011

Hebert Santos Oliveira







Nacionalismo de esquerda na chapada: A trajetória do Grupo dos Onze em Jacobina (1962-1964)


Monografiaapresentada à disciplina Pesquisa em História II como requisito obrigatório para a obtenção de graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia.







Jacobina/BA
2011












Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
[...]
Falhei em tudo.
Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.
Aaprendizagem que me deram,
Desci dela pela janela das traseiras da casa.
Fui até o campo com grandes propósitos.
Mas lá encontrei só ervas e árvores,
E quando havia gente era igual à outra.
Álvaro de Campos, Tabacaria.









Agradecimentos

Depois de longos quatro anos na Universidade do Estado da Bahia devo agradecer aquelas pessoas que contribuíram para minhaformação acadêmica e que de alguma forma me ajudaram na realização do objetivo que é ser professor e historiador.
Quero agradecer aqui ao professor Dr. Carlos Zacarias F. de Sena Júnior por ter me iniciado nessa pesquisa em fins de 2008 e por ter me orientado em algumas ocasiões, mesmo longe da instituição UNEB-Campus IV. Grato também por iniciarmos e trabalharmos juntos no Grupo deEstudos História e Marxismo na instituição acima citada e pela dedicação que sempre teve com os alunos e com seu trabalho de docente.
Agradeço imensamente ao meu tio paulistano Sérgio Ronaldo dos Santos. Pessoa muito significante para mim na minha trajetória de estudante, desde o ensino básico até o superior. Sempre teve a preocupação para que eu me dedicasse à leitura e tivesse umaopinião crítica sobre o mundo. Ensinou-me muito e a ele devo agradecer por me tornar a pessoa que sou hoje, mesmo contando com a distância que nos separa. Devo agradecê-lo também por me iniciar nas leituras marxistas desde os meus 16/17 anos de idade e que, de certa forma, contribuiu para elaboração desse trabalho.
Agradecimento todo especial aos meus familiares Sueli Aparecida dos Santos(mãe), Edemilson Tínel Oliveira (pai), Simone de Paula Santos (tia), Paulo Mendonça de Melo (tio), Julia Antonia dos Santos (avó) foram essas pessoas que me ajudaram de diversas formas quando estive na graduação, desde ajuda financeira até o apoio moral e afetivo com que tiveram comigo. Foram essas pessoas também que perceberam meu potencial e me incentivaram a continuar trilhando os caminhos daformação acadêmica.
Agradeço igualmente aos meus amigos que nos momentos bons e ruins sempre estiveram comigo: Nelson Pires Maciel “parceirinho 100% você que une a ação ao sentimento e ao pensamento”; Adriano, amigo paulistano, obrigado pelos momentos de conversa e descontração; Edson Júnior, Joaquim Neto, Rafael Tínel (Primo) e Danilo Gomes apesar das distâncias que a vida nos impõe,continuamos com o mesmo laço forte de amizade. Enfim, a todos que estiveram sempre ao meu lado esses anos e que me ajudaram de alguma forma.
Quero agradecer a todos os entrevistados que se dispuseram a contar um pouco das suas memórias que foi de fundamental importância para este trabalho: Davi Bispo de Souza, José Lages, Rubens Alves, Urbano Oliveira e Dr. Flávio Antonio de MesquitaMarques.

A todos muito obrigado!




























SUMÁRIO


Agradecimentos...........................................................................................3
Introdução....................................................................................................7
Capítulo I: Como se conta a história da esquerda brasileira e do golpe...
tracking img