Ditadura militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ditadura militar

Regime militar no Brasil foi um período da História política brasileira iniciado com o golpe militar de 31 de março de 1964, que resultou no afastamento do Presidente da Repúblicade jure e de facto, João Goulart, assumindo provisoriamente o presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli e, em definitivo, o Marechal Castelo Branco. O regime militar teve ao todo cincopresidentes e uma junta governativa, estendendo-se do ano de 1964 até 1985, com a eleição do civil Tancredo Neves.
O regime pôs em práticas várias Atos Institucionais, culminando com o AI-5 de 1968 asuspensão da Constituição de 1946, a dissolução do Congresso Brasileiro, a supressão de liberdades individuais e a criação de um código de processo penal militar que permitiu que o Exército brasileiro ea polícia militar do Brasil pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas "suspeitas", além de qualquer revisão judicial.
A ditadura militar é uma forma de governo onde o poder político éefetivamente controlado por militares. A ditadura militar no Brasil se iniciou em 1964, durando até 1985. Essa época foi marcada pela desorganização, falta de democracia, supressão de direitosconstitucionais, perseguição a política e repressão a todos que se opunham ao regime militar
A instabilidade política durante o governo de João Goulart foi uma grande influência para que ocorresse o golpemilitar. Pois havia várias ocorrências de greves e manifestações políticas e sociais. Outros fatores foram o alto custo de vida enfrentado pela população, a promessa de João Goulart em fazer a Reforma Baseque consistia em mudanças radicais na agricultura, economia e educação, o medo da classe média de que o socialismo fosse implantado no Brasil e o apoio que os militares brasileiros receberam da IgrejaCatólica, setores conservadores, classe média e até dos Estados Unidos.
Em meio a essa instabilidade, os partidos que estavam se opondo a João Goulart o acusavam de estar planejando um golpe...
tracking img