Naceo e Amperidônia

738 palavras 3 páginas
UNVERSIDADE DO PORTO

NACEO E AMPERIDÓNIA : FUNÇAO RETORICA DOS FRAGMENTOS PROEMIAIS

SILVANA BARCELLOS

PROF : Luiz Fernando

Dezembro / 2012

NACEO E AMPERIDÓNIA: FUNÇÃO RETÓRICA DOS FRAGMENTOS PROEMIAIS

Maria Paula Santos Soares da Silva Lago, no estudo “Naceo e Amperidónia: Função Retórica dos Fragmentos Proemiais”, demonstra a influência da retórica geco-latina na obra Naceo e Amperidónia, descoberta pelo Professor Hélder Macedo juntamente com uma das versões manuscritas de Menina e Moça, o chamado manuscrito Asênsio.
Para tanto, utiliza-se da teoria proposta por Albadalejo Mayordomo, conhecida como a teoria dos mundos possíveis especialmente os de tipo 1 (mundo de referência do leitor, do autor e de produção textual) e o tipo 2 (mundo possível a partir da verossimilhança).
Segundo a autora do estudo, os mundos se entrelaçam, formando uma estrutura que funciona simultâneamente, criando um elo forte, e ao mesmo tempo uma diferença bastante sutil, entre os dois mundos no contexto geral da obra, conforme mencionado do trecho “…entre os quais um pequeno caderno estava emburilhado num pano de seda. E como a tal vestidura lhe vissem, afirmaram que fidalgo seria segundo a lei portuguesa agora o concede;…”, no qual se faz uso de um fato real baseado em lei da época (legislação sumptuária) para descrever um fato supostamente ocorrido na narrativa.
Na sequência, coloca em evidência a retórica da literatura usada a serviço das autoridades, deixando clara a submissão da obra ao crivo destas, como fica demonstrado no trecho “estes dous companheiros «…» mandaram este livro a Portugal enderençado a João Ramires de Arelhano com este escrito…”. Aqui se evidencia a intenção de fazer uma referência ao mundo tipo 1 (W0), uma vez que o fidalgo mencionado de fato existiu na corte à época da narrativa, além de reforçar a necessidade de aprovação das autoridades ao escrito, tendo estas o poder

Relacionados