Naausica

407 palavras 2 páginas
TRABALHO DE
FILOSOFIA
Poema: Nausicaa

PARTE A
Narra um dos

Alguns acontecimentos

percursos de Odisseu

em VIII a.C. :
* Segundo a lenda,
Rômulo e Remo fundaram Roma em 753
a.C..
* Os etruscos estabeleceram-se na
Itália.

Nausicaa.
Representa a generosidade de
Nausicaa em ajudar
Odisseu.

ANALISE DETALHADA O poema trata do encontro de Odisseu e Nausíca nas margens de um rio. Nausícaa e suas criadas estão no rio para poderem lavar as roupas e após concluir a tarefa se divertem com suas criadas, brincando de bola. Odisseu, que encontrava-se este tempo todo dormindo embaixo de uma árvore próxima ao rio, foi acordado pelas risadas das moças após uma delas não ter conseguido pegar a bola e ter deixado cair no rio. Após acordar, Odisseu hesita e reza aos deuses para que aquela terra não seja habitada por selvagens, porém ao escutar a voz das moças supõe que elas são ninfas e com um ramo de folhas se cobre e vai em direção as moças, onde apenas Nausícaa não corre de medo de sua presença. Assim Nausícaa o concede roupas e alimento e o leva para a cidade que sei pai governa.

PARTE B
Título: Odysseus and
Nausícaa
Autor: Salvator Rosa
Dimensão: 190 x 158 cm
Técnica: óleo sobre tela
Data/ Local: Itália, 1655
Local atual: Museu de
Artes de Los Angeles.

ANALISE DA OBRA
O autor , após ler o poema de Homero decidiu fazer uma obra sobre uma das partes do poema, escolhendo a parte em que Nausícaa ajuda Odisseu.
O autor retrata esse período mostrando as criadas com medo de Odisseu que segura um ramo de folhas para se cobrir, e Nausícaa indo ajuda-lo.

PARTE C
Há história de Nausicaa e Odisseu mostra a generosidade de Nausícaa em ajudar Odisseu que estava perdido e precisando de ajuda. A historia pode ser aplicada nos dias atuais como um ato de generosidade e vontade de ajudar o outro, mesmo não o conhecendo.

Estrangeiro errante
Vagando no centro solitário
De alma em perdição
Nem uma luz, nem um vão
Sem percepção e razão
Em sua cabeça lhe vem a saudade Da bela aurora

Relacionados