MÍDIA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS NA CONSTRUÇÃO DO SER SOCIAL.

2242 palavras 9 páginas
MÍDIA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS NA CONSTRUÇÃO DO SER SOCIAL.

Andréa Silva de Almeida Castro
Tutor Flávio Ribeiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Letras- Língua Portuguesa e Respectiva Literatura (ART0019) – Módulo I
09/06/2010

RESUMO

Este Paper aborda a importância do estudo das mídias e da utilização das tecnologias de comunicação e de informação no contexto escolar, para a formação do sujeito – Ser Social. Identifica os aspectos teóricos e práticos referentes aos meios de comunicação utilizados em sala de aula, e o papel do professor e da escola nesse processo de integração sujeito-tecnologia. Na análise efetuada a partir de pesquisas, vivencias e estudos publicados sobre o tema, compreende-se a influência positiva das novas tecnologias para a sociedade atual e, atenta para as dificuldades que os espaços sociais, principalmente a escola, tem em acompanhar esses avanços. Os resultados obtidos indicam a necessidade de uma mudança no conceito de mídia educação por parte do governo, a partir da formação continuada do professor/mediador e de políticas públicas que atuem diretamente no processo de inclusão efetiva dos meios midiáticos nas instituições educacionais.

Palavras-chave: Mídias. Educação. Sujeito

1 INTRODUÇÃO

Ao longo dos tempos, muitos foram os que se dedicaram a compreender o papel da escola na sociedade. A Instituição escola inicialmente fora concebida como detentora do saber, responsável por grandes transformações individuais e sociais, depois passou a ser vista como reprodutora das desigualdades sociais, aceitando-as como status normal da sociedade. Nos dias atuais a escola é capaz de reproduzir e transformar ao mesmo tempo.

A escola como espaço transformador, deixa de transmitir conteúdos limitados das disciplinas matemática, português, geografia, etc., de forma isolada, e abre suas para conteúdos mais voltados aos interesses dos alunos, referentes ao seu cotidiano.

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas