Mytop

904 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Ouro Preto
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
Departamento de Computação

SISTEMAS OPERACIONAIS
Segundo Trabalho Prático
“mytop”

1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste Trabalho Prático é a implementação do “mytop”, um gerenciador simplificado de processos do top do Linux, onde nele podemos verificar o uso de memória e o tempo de CPU dos processos em execução.

2. DESENVOLVIMENTO
A implementação do “mytop” foi desenvolvida na linguagem de programação “Python”, rendendo novo conhecimento aos integrantes do grupo. Para a obtenção dos recursos, utilizamos as informações disponíveis no “/proc” do Linux.
As informações de gasto da CPU, tanto por parte do Sistema quanto por parte do Usuário, foram obtidas no “/proc/stat”, que é onde ficam salvos todos os dados de utilização da CPU. Já as informações de memória de execução em cada CPU foram obtidas a partir do “/proc/meninfo” do Linux.
Cada linha obtida a partir do “/proc/stat” é composta das seguintes informações:
CPU<n> <us> <nice> <sy> <idle> <iowait> <irq> <softirq>
… onde para nós, foi importante o reconhecimento de cada CPU e quantas existem, os processos executados pelo usuário (“us”) e os processos executados pelo sistema (“sy”). O “sy” representa a contagem do tempo gasto em processos do sistema e o “us”, a contagem do tempo gasto em processos do usuário.
Para o cálculo de utilização da CPU, foi utilizada a seguinte fórmula:
U = (Bf – Bi)/T
... onde “Bf – Bi” representa o tempo de ocupação da CPU, num determinado tempo “T”, escolhido pelo usuário, e passado como argumento na execução do programa.

3. EXECUÇÃO
Para executarmos o “mytop”, devemos recorrer ao terminal do Linux/Ubuntu ou alguma IDE que suporte códigos em Python e executar o seguinte comando: python mytop_leandro_weslley.py X
... onde “X” representa o tempo escolhido pelo usuário, para a atualização dos recursos utilizados pelas CPUs existentes, em

Relacionados