My blog

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
D.Dinis



D. Dinis, nasceu em 9 de Outubro de 1261, e morreu em Santarém a 7 de Janeiro de 1325. Casou em 1288 com D. Isabel e teve dois filhos : D. Constança e D. Afonso, queveio a ser D. Afonso IV.
Sexto rei de Portugal.
Filho de D. Afonso III a de D. Beatriz de Castela.
Foi aclamado em Lisboa em 1279, para iniciar um longo reinado de 46 anos, inteligente eprogressivo. Lutou contra os privilégios que limitavam a sua autoridade.

http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/dinis.html

D. Dinis era "O Lavrador":
- Desenvolveu a agricultura,dando terras para cultivar a quem não as tinha (mas apenas se as trabalhassem) e por transformar zonas de pântanos em terras próprias para a agricultura.
- Mandou plantar o famoso pinhal de Leiria.Aliás, a verdade é que apenas substituiu os pinheiros mansos que já existiam por pinheiros bravos, de melhor crescimento e raízes mais fortes. Assim preveniu a erosão.Para aumentar o comércio, D.Dinis promoveu as feiras francas, onde os comerciantes não pagavam determinados impostos. Por exemplo, não pagavam portagens, que já na altura eram caras.
ajudou a incentivar o comércio comoutros países e protegeu a exportação para a Europa de produtos agrícolas, peixe e sal em troca de tecidos.
As ordens religiosas militares passaram a depender do rei, e foram substituídas pela Ordemde Cristo, que depois seria muito importante nos Descobrimentos.
Além de ser poeta, protegia os nossos escritores e fazia com que se guardassem todos os seus escritos no Estudo Geral de Lisboa.fundou a Universidade de Coimbra, que foi durante muitos anos a única em Portugal ! Foi a partir do seu reinado que todos os documentos passaram a ser escritos em português, antes era tudo escritoem latim.
D. Dinis foi muito inovador. Infelizmente nem todos concordavam com as suas ideias o que levou a algumas guerras com o irmão, o rei de Castela, e mesmo com o seu filho mais velho....
tracking img