Museu do sertao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROFESSORA: ROSÂNGELA QUEIROZ

UM ESTUDO DE CASO DO MUSEU DO SERTÃO: REFLEXOS NA CULTURA MOSSOROENSE

Gledson Rafael Borba
Graduando em Turismo
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Endereço: Rua São Vicente 502, Bairro Aeroporto – Mossoró – RN.
CEP: 59607-340
E- mail:rafael_borba89@hotmail.com

Luana Luzia Reis
Graduando em Turismo
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Endereço: Rua Lauro Lucio da Silva 89, Bairro Três vintens– Mossoró – RN.
CEP: 59750-650
E- mail: luanalu7@hotmail.com

Rafael Nogueira da Silva
Graduando em Turismo
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Endereço: Rua Felipe Camarão, 3800, Bairro Aeroporto –Mossoró – RN.
CEP: 59607-340
E- mail: rafael_nogueira83@hotmail.com

Sanzia Gabriella dos Santos Saldanha
Graduando em Turismo
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Endereço: Avenida Rio Branco, 2690b, Bairro Santo Antônio – Mossoró – RN.
CEP: 59421-600.
E- mail: sanziagabriella@live.com

RESUMO
O Museu do Sertão, instalado na Fazenda Rancho Verde, às margens daestrada de Alagoinha, a 4 quilômetros de Mossoró, que trata da vida do sertanejo através de seu rico acervo de peças e é considerado o único do gênero em todo o país. O espaço abriga seis galpões com objetos dos mais variados, como panelas de barro, máquinas de cortar cabelo, fogão de barro, potes de água, além do setor produtivo, como alambiques, casa de farinha e de certa de carnaúba. Este enormeespaço cultural foi idealizado e construído pelo professor Benedito Vasconcelos Mendes, uma das maiores autoridades no estudo das condições naturais e humanas da região, toda a estrutura é mantida com recursos próprios, ou seja, com o salário de professor. O especialista conta que a criação do museu surgiu da sua preocupação para com a preservação da história socioeconômica e cultural do povonordestino. "Há mais de trinta anos venho juntando peças que dizem respeito ao cotidiano do sertanejo", acrescenta Benedito Mendes. O museu é aberto uma vez por mês para visitação de estudantes de escolas públicas e privadas, que podem ser agendadas pelo telefone. O objetivo principal deste trabalho é o de resgatar uma cultura que muitas vezes apresenta-se esquecida, porém rica e bastante interessante,fazendo com que os leitores possam então fazer uma viagem a cultura nordestina, através das entrelinhas que aqui se encontram.

Palavras-chave: Museu. Cultura. Mossoró.

INTRODUÇÃO

A maior parte do território brasileiro está coberto pela Caatinga, apresentando uma enorme variedade de paisagens, de espécies de animais e vegetais, nativas e adaptadas, com um alto potencial e que sãoresponsáveis pela sobrevivência das famílias agricultoras que lá habitam.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2011) e do Ministério da Integração (2011) apontam que mais de 22 milhões de pessoas vivem no semiárido brasileiro, abrangendo uma área de 969.589,4 km² e compreendendo cerca de 1.133 municípios, estando esses distribuídos em oito estados do Nordeste emais um estado no norte de Minas Gerais.
Além de toda essa heterogeneidade, o semiárido ainda é um local que possui uma grande riqueza cultural e ao mesmo tempo, possui um histórico repleto de dramas políticos que, de certa forma, dificultam bastante o trabalho das pessoas que querem e admiram a produção da cultura.
Por isso, é necessário haver um incentivo e até mesmo uma valorização dessacultura, que aos poucos está se perdendo diante as transformações ocorridas no mundo, dentre elas as tecnologias, que vem crescendo e se expandindo num mundo totalmente globalizado.
E é com esse intuito que surge o Museu do Sertão, com o objetivo de resgatar e preservar os costumes nordestinos, voltado para os elementos do semiárido, traçando um perfil do homem sertanejo, com suas idéias para...
tracking img