Musculos dos membros inferiores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os músculos do membro inferior podem ser divididos em músculos do quadril, músculos da região glútea, músculos da coxa, músculos da perna e músculos do pé.

MÚSCULOS DO QUADRIL

Ilíaco - É um músculo plano e triangular que está situado na fossa ilíaca e é recoberto parcialmente pelo m. psoas.

Origem: Fossa ilíaca e espinha ilíaca ântero-inferior
Inserção: Trocanter menor e linha ásperaInervação: Ramos musculares do plexo lombar
Ação: Flexão do quadril

Psoas - É um músculo volumoso e fusiforme. Está situado ao lado da coluna lombar, na face posterior da cavidade abdominal. É composto por duas porções que também podem ser consideradas como músculos individuais. À maior porção dá-se o nome de Psoas Maior (em latim psoas magnus) e à menor de psoas menor (em latitm psoas parvus),está porção menor geralmente está ausente.

Origem: Corpos vertebrais de T12 á L4 e processos costais de L1 á L4
Inserção: Trocanter menor
Inervação: Ramos musculares do plexo lombar
Ação: Flexão e extensão da coluna lombar; flexão e rotação do quadril

MÚSCULOS DA COXA

Quadríceps Femoral - Localizado na face anterior da coxa, este músculo envolve quase que por completo o fêmur. Écomposto por quatro músculos que recebem nomes distintos, pois tem origens diferentes, mas possuem uma única inserção comum. São eles:

M. reto femoral: É o maior em comprimento. Está situado no meio da coxa e é um músculo bipeniforme.
Origem: Espinha ilíaca ântero-inferior

M. vasto medial: É uma lamina muscular plana e grossa que está situada na face medial da coxa, se confunde com o m. vastointermédio na sua porção anterior.
Origem: lábio medial da linha áspera

M. vasto lateral: É o maior músculo do quadríceps. Recobre quase que toda a face antero-lateral da coxa. Está recoberto pelo m. tensor da fáscia lata em sal região proximal.
Origem: lábio lateral da linha áspera e trocanter maior

M. vasto intermédio: Está recoberto pelo m. reto femoral. É um músculo plano que forma aparte mais profunda do m. quadríceps.
Origem: face anterior do fêmur

Inserção: Tuberosidade da tíbia
Inervação: Nervo femoral
Ação: Flexão do quadril, extensão do joelho, e tensão da cápsula articular do joelho 

Músculos da Coxa e Quadril

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Sartório - É o músculo mais longo do corpo humano. É delgado eplano e está situado anteriormente ao m. quadríceps, cruzando a face anterior da coxa. Também é conhecido como músculo do costureiro, pelo movimento típico dos alfaiates que ele proporciona.

Origem: Espinha ilíaca ântero-superior
Inserção: Tuberosidade da tíbia, formando a pata de ganso
Inervação: Nervo femoral
Ação: Flexão, rotação lateral e abdução do quadril, flexão e rotação medial dojoelho

Trígono Femoral - É uma região com forma de triângulo delimitada pela margem lateral do m. adutor longo, margem medial do m. sartório e pelo ligamento inguinal. O assoalho deste trígono é formado pelo m. íliopsoas e m. pectíneo. Neste trígono encontramos a feixe vasculonervoso femoral, formado pela veia femoral, artéria femoral e nervo femoral. O espaço abaixo do ligamento inguinal, por ondeesse feixe passa, é dividido pelo arco pectíneo (Fig 4.29), em duas lacunas. Uma lacuna muscular, mais lateral, por onde passa o m. íliopsoas, o nervo cutâneo lateral da coxa e o nervo femoral. A outra lacuna é mais medial e por ela passam a artéria femoral, a veia femoral e o ramo femoral do nervo genitofemoral. Estudaremos esse espaço anatômico mais detalhadamente no próximo capitulo, aoestudarmos a artéria femoral.
No vértice do trígono femoral, formado pelo m. sartório e grácil, os vasos femorais passam sob o m. sartório e penetram no canal dos adutores.  

Tensor da Fáscia Lata - É um músculo largo e plano, carnoso em sua face externa e tendinoso em sua face interna. Está situado na face lateral da coxa e do quadril.

Origem: Espinha ilíaca ântero-superior
Inserção:...
tracking img