Muro verde de conteção

3439 palavras 14 páginas
SISTEMA VETIVER NA FACE DO MURO VERDE DE CONTENÇÃO
Author: Andrade, FLB
Email: fernando@vetiverbr.com.br
Address: Rua Martinico Prado 142/131, Zip Code: 01224-010, São Paulo, SP, Brazil O MURO VERDE conjuga técnicas e métodos inovadores de engenharia natural envolvendo conhecimentos de vegetação em intervenções construtivas de baixo impacto ambiental. Assim, além de diminuir a intervenção no meio ambiente vai de encontro à realidade das áreas de preservação ambiental.
Este case, relata obra executada em Santana do Parnaíba-SP/Brasil, em uma área de preservação ambiental com aproximadamente 1100 m2 de face, com 27,40 metros de altura.
A técnica utilizada consiste na conformação de sistemas de contenção utilizando geogrelhas, solos e vegetação. O papel das geogrelhas é reforçar a massa de solo compactada enquanto a vegetação exerce papel fundamental no controle de erosão superficial e agregação de solo orgânico.
Os muros foram executados através da compactação de um aterro em camadas de 20 cm, intercalado com geogrelhas de alta resistência e alto módulo. O conjunto do aterro somado as geogrelhas resultam em uma massa de solo estável que funciona como um muro de peso. Na face foram utilizados sacos biodegradáveis que com o tempo sofrerão processo biológico de transformação de resíduos orgânicos em substâncias húmicas, levando a formação de uma camada orgânica revestida de um geotextil degradável com função de agregador do solo até que ocorra o crescimento da grama vetiver, espécie Vetiveria zizanioides, em toda a extensão do muro. Utilizamos assim uma técnica de bioengenharia para estabilização de face do muro verde de contenção evitando assim as erosões superficiais e proteção do meio ambiente. O vetiver foi plantado em fileiras para formar uma cobertura na qual é muito eficaz em retardar e espalhar o escoamento da água, reduzir a erosão do solo, conservar a umidade do solo e favorecer o acúmulo de nutrientes, melhorando o seu microambiente para que

Relacionados

  • Disserta O
    28203 palavras | 113 páginas