Muro de berlim parte 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DO FINAL DA 2ª GUERRA MUNDIAL AO INÍCIO DA CORTINA DE FERRO



A derrota da Alemanha na 2ª Guerra Mundial, resultou na divisão do País entre os aliados.

As 4 potências vencedoras (EUA,Reino Unido, França e URSS) assumiram o poder e dividiram o território alemão em 4 zonas de ocupação.

Berlim até então capital da Alemanha, Centro cultural, político e econômico, também foi divididoentre os aliados.

Os diferentes sistemas de governo entre o ocidente e o leste geraram divergências entre os aliados, que não chegaram a uma política comum para a Alemanha vencida. Na ConfederaçãoPostdam de 7 a 12 de agosto de 1945, para estabelecer a ordem no pós-guerra, só houve consenso em 4 ações: Desnazificar, Desmilitarizar, Descentralizar a economia e Reeducar os alemães para ademocracia. No final da 2ª Guerra, surge então uma outra Guerra, chamada de Guerra Fria.

A Guerra Fria tem início logo após o final da 2ª Guerra, pois EUA X URSS vão disputar a hegemonia Político,econômico e militar e implantar os seus sistemas de governo em outros países.

Após as divisões territoriais, e os cálculos dos estragos causados pela guerra na Alemanha, os aliados capitalistas criam aRFA (República Federal da Alemanha) Ocidental, recebeu impulso muito importante na reconstrução da cidade, o chamado plano Marshall (este plano foi para ajudar na reconstrução de países Capitalistasque participaram da guerra) que disponibilizou 1,4 bilhões de 1948 a 1952.

E os Soviéticos criaram a RDA (República Democrática da Alemanha) Oriental, não teve a mesma sorte e teve que arcar com osprejuízos da guerra sozinha.

A esta reforma econômica, Stalin reagiu mandando bloquear as fronteiras com soldados, além disso, mais tarde montaram uma operação chamada de Operação Rosa, comandadapor Birô, que consistiu em cercar a Capital com arame farpado, na madrugada de Domingo, proibindo a circulação entre as duas zonas, a ocidental e a oriental, o povo alemão começou a chamar esta...
tracking img