guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 SÃO VICENTE DE PAULO












SÃO PAULO
2014

ISABEL PARADA SAVINO Nº07 2º ano B






Trabalho de complementação de notado Ensino Médio apresentado a Escola São Vicente de Paulo, na disciplina de Geografia.
Professor: Pedro Luis Viera





São Paulo
2014
Resumo
A Guerra Fria, que aconteceu após a Segunda Guerra Mundial,foi umconflito entre capitalistas e soviéticos. Planos de ajuda como o Plano Marshall e o Comecon, criados pelos capitalistas e soviéticos, auxiliavam, principalmente, economicamente seus aliados. Esse período foi marcado por perseguições a quem era contrário ao governo residente em seu país. A corrida espacial, foi a disputa para saber quem possuía maior avanço tecnológico, logo maior poder. A Guerra Friafoi marcado por alguns conflitos indiretos como o da Coréia e do Vietnã. O símbolo da Guerra Fria é o muro de Berlim, que separa Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental.
















1 Introdução

A guerra Fria foi um conflito sem enfrentamento armado entre E.U.A, onde esses dói países tomaram diversas medidas para se tornar a maior potência mundial. O símbolo da GuerraFria é o muro de Berlim.














2 Guerra Fria

2.1 Seu início

A Guerra Fria teve início logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, onde Estados Unidos e União Soviética se enfrentaram sem armamentos.
Esse conflito que ocorreu apenas no campo ideológico, pois os dois países possuíam centenas de mísseis nucleares, sabendo que uma disputa direta acabaria com os doispaíses, e provavelmente com o mundo. Mas alimentou conflitos em outros países como Coréia e Vietnã.

2.2 Plano Marshall

O Plano Marshall, criado pelo Estados Unidos em 1940, oferecia ajuda econômica aos países capitalistas para reconstruir seus países, essa ajuda era principalmente através de empréstimos.(vide pág 13, imagem 1)

2.2.1 COMECON

Em contra partida, em 1949 a URSScria o COMECON para garantir o auxilio mútuo entre os países socialistas.

2.3 A Paz Armada

As duas superpotências começaram uma corrida armamentista, espalahando armamentos em seus territórios e de seus aliados.
Os E.U.A criaram em abril de 1949 a OTAN (Organizção do tratado do Atlântico Norte). A OTAN tinha o objetivo de defender os interesses militares dos países membros. Algunspaíses membros da OTAN: Estados Unidos, Inglaterra, França, Holanda, Espanha, Alemanha Ocidental.
O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 em resposta a OTAN, também tinha o objetivo de defender os interesses militares dos países socialistas que compunham o pacto. Foi extinto em 1991, com o fim da URSS.

2.4 Perseguições

O Macartismo, comandado pelo senador republicano Joseph Mc Carthy,perseguiu muitas pessoas nos E.U.A que defendiam ou tinham idéias próximas ao socialismo. Os Estados Unidos usavam a televisão, o cinema, os jornais, propagandas e até mesmo histórias em quadrinhos para valorizar o “american way of life”. Essa ideologia chegava nos aliados dos Estados Unidos como uma forma de mostrar que o socialismo era tudo de ruim que existia no planeta.
Na URSS elesperseguiam, prendiam e até matavam quem não seguisse as leis do socialismo estabelecidas pelo governo. Espionagem era um meio utilizado por ambos os lados. Os E.U.A com a CIA e os soviéticos com a KGB.

2.5 Corrida Espacial

Durante a Guerra Fria E.U.A e URSS travaram grandes disputas no campo espacial, querendo mostrar para o mundo quem tinha o sistema mais avançado. Em 1957, a URSS lança o...
tracking img