Mundo pos mordeno

962 palavras 4 páginas
Filosofia:Razão e Modernidade

Livro: Mito e Realidade, ELIADE, M.

Nomes:
..........
.........
..........
..........

Belo Horizonte, 20 de Fevereiro de 2015.
1) Objetivo do capítulo.
O capítulo tem por objetivo introduzir o leitor em um estudo aprofundado sobre a mitologia. Para isto a autora divide o capítulo em diversos tópicos que explicam fundamentos – semânticos, históricos e científicos – do mito e das sociedades que guiavam as suas atividades por eles.Nestas páginas a autora discorre sobre o significado da mitologia, as fontes de estudo a finalidade dos mitos e sua função na sociedade.
2) Apresentar as várias definições de mito, segundo o texto (destacar conceitos importantes e identifica-los).
O primeiro dos conceitos é mais arcaico, é o compartilhado pelas civilizações antigas. A autora remonta a este conceito com frequência, por exemplo ao escrever que “Nas civilizações primitivas, o mito desempenha uma função indispensável: ele exprime, enaltece e codifica a crença; salvaguarda e impõem os princípios morais; garante a eficácia do ritual e oferece regras práticas para a orientação do homem”.A sociedade passou a ver o mito como fábula, invenção ou ficção.
O segundo conceito de mito é o que ficou popularizado nas sociedades “o mythos acabou por denotar tudo ‘o que não pode existir realmente”, sendo visto como uma infantilidade por parte das sociedades primitivas. A autora deixa explícito que este pensamento é um equívoco e introduz uma visão contemporânea crítica sobre o mito: “Eles o aceitaram tal qual era compreendido pelas sociedades arcaicas, onde o mito designa, ao contrário, uma história verdadeira”. Encontraram no mito uma fonte científica e de valor histórico.É este o terceiro conceito do mito exposto no texto, evidenciado pela autora ao escrever: “Nossa pesquisa terá por objeto, em primeiro lugar, as sociedades onde o mito é – ou foi, até recentemente – ‘vivo’ no sentido de que fornece os modelos para a conduta humana [...]”.

Relacionados

  • Ciberespaço: lugar de vez e voz da contracultura
    3236 palavras | 13 páginas
  • Marketing
    37862 palavras | 152 páginas