Mundo da vinci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O mundo de Da Vinci

Grandes obras da era de Da Vinci

Por volta de 1200 e 1300 conhecida como a idade das trevas, a Itália renascera implantando o feudalismo apoiada pelo Sacro Império Romano, assim denominadas pelos reis e germânicos que foram governantes no período 476 A.C quando o grande império romano desabara e perdera o domínio. Liderada por mercadores, tais como a família Médici(bancários), que dominava não só a Itália bem como as demais cidades romanas que antes eram dominadas pelos tradicionais aristocratas constituídos pela nobreza deu início a uma nova era de transformações arquitetônicas com a contratação de grandes obras.

Bottino

Uma das principais obras dessa época foi construída na cidade de Siena (República Florence), situada em uma rota de comércio entre aFrança e Roma, á pedido do rei XI foi esculpida e projetada por Jacopo Della Quercia uma fonte majestosa nomeada Fonte Gaia, que devido à falta d’água por não existir rios nas proximidades de Siena foram projetados os Bottinos para abastecer e suprir as necessidades da população.
Os Bottinos tinham kilômetros de extensão, a construção dos mesmos consistia na escavação de túneis com pequenos desníveisaté atingirem os lençóis subterrâneos e, ou fontes naturais. As únicas ferramentas disponíveis eram as pás e picaretas, as condições de trabalho eram precárias, os túneis eram escuros, poeirentos, insalubres, estreitos e com pouco ar, dificultando ainda mais a execução dos mesmos. Ao adentrarem se depararam com os seguintes problemas: Falta de iluminação, localização (direção) e afogamento dosistema.

.
Fig.(1): (Bottino de siena) Fig.(2): (Bottino de Siena)

Para resolver a falta de iluminação e localização cavavam periodicamente aberturas até a superfície que chamavam de occhi (olhos).
Outra problemática de fundamental importância para o bom funcionamento do sistema foi sanada utilizando uma ferramenta de medição deinclinação chamada arcchipendolo que consistia em comparar a inclinação do túnel através de uma vareta com a verticalidade do instrumento, pois, o mesmo funciona como um prumo de mão que está sempre na vertical independente da inclinação da superfície medida, por comparação entre a vareta e o teto do túnel verificava-se o desnível, se o teto dos bottino estivesse inclinado a vareta do instrumento tambémestaria não mais formando um ângulo de 90º com o barbante que em sua extremidade tinha um peso. Caso a água jorrasse muito forte afogaria o sistema, pois, haveria um desbarrancamento das paredes do túnel, por esse motivo o túnel teria quer ter menos de 1º de inclinação.
Em 1345 mais de 15 km de túneis cortava o subterrâneo de Siena atraindo mais pessoas, prosperando e automaticamente invadindo acidade vizinha ao sul da Toscana, o que provocou a fúria de Florença que também era república dominante de Toscana, causando uma guerra que ficou definida em Budapeste (1260) pela vitória esmagadora de Siena, porém, em 1347 a peste negra culminou mais de 60% da população em questão de meses, provocando o seu declínio que marcara o inicio da ascensão de Florença.

Santa Maria Del Fiore, Duomo ouCatedral de Florença.

Construída, em um período denominado humanismo (revolucionária ideia com interesse no mundo antigo), por Arnolfo de Câmbio em 1200 que queria que a igreja tivesse um Domo, porém, faleceu antes do término da mesma, marcou o período póspeste negra que dizimou mais da metade da população de Florença, dando início a um período de luxúria e glória com grandes e fantásticas obrascontratada pela elite dominante.


Fig.(3): (Vistas ortogonais) Fig.(4): (Ponto de fuga) Fig.(5): (Vistas ortogonais)


Fig.(6): (Catedral de Florença) Fig.(7): (Arquitetura interna) Fig.(8): (Vista...
tracking img