Mundo bipolar e multipilar

763 palavras 4 páginas
Trabalho de Geografia

Mundo Bipolar e Multipolar

Por: Wesley H. David

Nº 39 – 3º C

Profª Claudia

O Mundo bipolar

Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), as nações europeias participantes da guerra, especialmente França, Inglaterra e Alemanha; ficaram bastante debilitadas. Esses países tinham perdido boa parte de sua população e as áreas urbanas e rurais estavam, em geral, destruídas, pois durante o conflito suas principais cidades foram alvos de bombardeios, que deixaram suas economias bastante comprometidas. É bom lembrar que, até o início da guerra, esses países estavam entre os mais industrializados e ricos do mundo.

Com as edificações residenciais e industriais destruídas, as atividades produtivas foram comprometidas, pois não havia possibilidade de serem executadas. Outro agravante foi a destruição do setor produtivo rural dos países europeus afetados pela guerra, uma vez que grande parte da matéria-prima usada na indústria era oriunda do setor agropecuário. Desse modo, o setor agropecuário ficou impossibilitado de fornecer recursos necessários para o funcionamento das atividades industriais. Enfim, o setor produtivo rural também enfrentou uma enorme dificuldade para se restabelecer.

Nesse mesmo período, os Estados Unidos se despontaram como potência mundial capitalista, pelo fato de que, entre todas as potências daquela época, esse foi o único que não sofreu impactos em seu território; assim, o seu sistema produtivo agropecuário e industrial permaneceu intacto.
Esse fator elevou ainda mais sua participação econômica no mercado mundial. Sem contar que sua condição de potência mundial não se limitou somente na área econômica, mas também no âmbito militar e político.

Entretanto, existia outra potência mundial (socialista), a União Soviética. Mesmo tendo sido invadida e contabilizado prejuízos, essa nação se despontou como potência por possuir um poderoso exército e grande arsenal nuclear.

As

Relacionados