Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade: um desafio para o historiador?

Sobre a autora
Maria Stella Martins Bresciani, professora da Universidade Estadual de campinas. Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo em 1970, tendo obtido doutorado em História Social pela mesma instituição em 1976. A Autora tem três pós-doutorados, sendo o primeiro pela Centre national de la Recherche Scientifique 1995, o segundo através da Centre National de la RechercheScientifique e o terceiro pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, sendo os dois últimos concluídos no ano de 2003.Ela tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea.Suas linhas de pesquisa são: Cultura e Cidades; Jogos da Política, Sanitarismo e reformas urbanas em São Paulo, Pensamento político/social de Oliveira Viana, Les Mots de la Ville, e Cultura, Cidade e Patrimônio.
A autora em sua palestra no XXIV Simpósio Nacional de História da ANPUH,com base e experiência profissional, ao construir suas reflexões, vai à busca de questionamentos da historiografia, e essas questões a levaram a refletir sobre os problemas e métodos como o uso de outras disciplinas e a história, levando assim para ela ‘Um desafio para o historiador”.
Para Bresciani a escrita de nossos renomados historiadores brasileiros apresenta um descompasso da realidade social, ou seja, com balizas já fundamentadas como afirma Maria Odília (pg. 160).E baseado nessesfundamentos a autora nos remete ao entendimento,de um novo método de pesquisa,um novo olhar ,com envolvimento de outras disciplinas ,mesmo com temas já estudados,.Assim nos fazendo uma referencia com Michel de certeau,ele não se limita as fronteiras para seus “projetos de estudo”
“Autor Michel de Certeau tinha uma maneira inimitável de atravessar as fronteiras entre os campos de saber como se fosse algo simples”. Indaga, porém, logo em seguida: ”Como e por que tantas viagens entre [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Multidisciplinariedade, interdisciplinariedade: uma desafio para o historiador. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Multidisciplinariedade-Interdisciplinariedade-Uma-Desafio-Para-o/105473.html

MLA

"Multidisciplinariedade, interdisciplinariedade: uma desafio para o historiador" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Multidisciplinariedade-Interdisciplinariedade-Uma-Desafio-Para-o/105473.html>.

MLA 7

"Multidisciplinariedade, interdisciplinariedade: uma desafio para o historiador." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Multidisciplinariedade-Interdisciplinariedade-Uma-Desafio-Para-o/105473.html>.

CHICAGO

"Multidisciplinariedade, interdisciplinariedade: uma desafio para o historiador." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Multidisciplinariedade-Interdisciplinariedade-Uma-Desafio-Para-o/105473.html.