Mulheres e o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Preservação e Educação: Uma questão de consciência
Mata Atlântica e Rio Mundaú, Patrimônio Nosso!

O ser humano hoje em dia é o maior causador da degradação da natureza, se não fossem as atividades erradas que o homem realiza diariamente, o nosso planeta não estaria sofrendo tanto: catastrófes, aquecimento global, altas temperaturas, queimadas, além da destruição e poluição de nossas matas erios.
Seguindo esse raciocício, queremos hoje falar com vocês sobre preservação e conscientização...........
Que tal começarmos com a Mata Atlântica? Patrimônio nosso e de todo Brasil!
Quando os portugueses aqui chegaram, a Mata Atlântica era uma exuberante barreira que se erguia por todo o litoral brasileiro com 1.000.000 Km² de extensão, chegando a invadir o interior do território (ex.: naregião sudeste ela se alargava chegando a ocupar 100 Km para o interior). Hoje, resume-se a apenas 7% da mata original, sendo que, menos de 2% estão protegidos em unidades de conservação oficiais. Nada menos que 11% da Mata Atlântica foi destruída nos últimos dez anos.
Os estados que ainda existem remanescentes da mata atlantica no Brasil são: Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco,Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Minas gerais, Espírito santo, Rio de janeiro, São Paulo, Mato grosso do sul, Paraná, Santa Catarina, e Rio grande do sul.
Diante dessas afirmações, a gente se pergunta? Por que nossa Mata Atlântica foi e, continua sendo, destruída?
Pode-se resumir essa resposta em apenas duas palavras: exploração econômica.
Voltaremos um pouco no tempo, para podermos entender opresente. A colonização empreendida pelos portugueses no Brasil é o que os historiadores chamam de colonização de exploração, explorar os recursos naturais e mão-de-obra da colônia para enriquecimento da metrópole (no Brasil, além da exploração da mão de obra dos índios - em escala reduzida - foi "importada" a mão-de-obra estrangeira, os negros africanos). O primeiro alvo foi a Mata Atlântica, tantopela madeira e pelo corante extraído da casca do pau-brasil como pelo empecilho que ela oferecia ao desbravamento do interior do território.
Nos dias de hoje, de maneira geral, o desmatamento ocorre devido a especulação imobiliária, expansão da agricultura e utilização para pastagens. Além da perda de grande área de mata, a área destinada a pastagem é praticamente perdida, pois sua produtividade ébaixíssima, principalmente, pelo relevo acidentado não ser adequado a esse tipo de atividade.
Diante dessa realidade, é tempo de pararmos para refletir sobre a nossa mata, a qual abriga grande diversidade da fauna e da flora brasileira, formando um riquíssimo Patrimônio Histórico e Cultural. A mata atlântica proporciona uma boa qualidade de vida para a sociedade brasileira, fonte de alimento eplantas medicinais, é dela que os seres humanos dependem para contiuarem a viver no plantea terra, não apenas dela, mas de todo verde que AINDA existe no nosso planeta..
Considerada um dos mais importantes e ameaçados conjuntos de ecossistemas do mundo, a Mata Atlântica depende da mobilização da sociedade para a sua conservação e restauração. Inúmeras são os benefícios, diretos e indiretos, queproporciona a 112 milhões de brasileiros que nela vivem, em mais de 3 mil municípios. Protege e regula o fluxo de mananciais hídricos que abastecem cidades e as principais metrópoles brasileiras, garante a fertilidade do solo e controla o clima local e global. Além disso, abriga rica e variada biodiversidade, preserva um patrimônio de valor inestimável e garante a conservação de varias comunidadesindígenas, caiçaras, ribeirinhas e quilombolas, que constituem a genuína identidade cultural do Brasil.

Mesmo conhecendo essa realidade, muitas vezes, não tratamos a natureza como ela deveria ser tratada, pois cada vez mais estamos degradando o meio ambiente e extinguindo a fauna e a flora! Assim é hora da gente refletir e se conscientizar: a preservação da nossa mata...
tracking img